Emlur e Vigilância Ambiental dão continuidade às palestras educativas

Mais uma palestra educativa sobre o combate e proliferação de caracóis africanos, roedores e mosquitos, voltadas para os agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), foi realizada nesta quinta-feira (10), desta vez, no Núcleo Administrativo da Beira Rio, no bairro da Torre. O objetivo é tornar os agentes multiplicadores dessas informações. A ação é resultado de parceria entre a Divisão de Bem Estar Social (Dibes), da Autarquia, e Vigilância Ambiental e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“As orientações acerca de evitar manter qualquer tipo de recipiente que acumule água, são sempre ressaltadas na realização das palestras, pois são importantes para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya e nos cuidados para prevenir e combater roedores, principais propagadores de doenças graves como leptospirose, transmitida pela urina de ratos”, ressaltou Niedja Fernandes, chefe da Dibes.

“As pragas urbanas oferecem muitos riscos à saúde, transmitindo doenças perigosas. No caso dos vetores abordados nas palestras, a água é um meio ideal para a proliferação da dengue, zika, chikungunya, além da leptospirose, transmitida pelo rato”, afirmou a técnica em Vigilância em Saúde, Alcileide Ferreira.

As instruções dos técnicos da Vigilância Ambiental e Zoonoses também reforçam os esclarecimentos a respeito da manipulação dos caracóis africanos, que provocam a angiostrongilose abdominal, levando à perfuração do intestino. Eles são hermafroditas e, em apenas uma postura de um indivíduo, pode colocar de 50 a 400 ovos. Os técnicos ainda reforçaram para os agentes de limpeza a forma correta de catá-los e matá-los.

A capacitação nos Núcleos Administrativos da Emlur teve início no Núcleo do Bairro dos Estados, passando por Mangabeira e Tambaú.  A capacitação acontece nas quintas-feiras.  De acordo com a programação, as palestras serão realizadas também nos núcleos Centro Noite, Oitizeiro, Cruz das Armas, Penha, Lagoa e Jaguaribe.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.