Emater instala 61 feiras do produtor rural e duas cidades preparam suas unidades

A sistemática de comercialização da produção de forma direta ao consumidor pelos agricultores familiares adotada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB), por meio das Feiras de Produtores Rurais, continua se expandindo. Atualmente, as feiras funcionam em 61 cidades em todo o Estado. Borborema, no Brejo, e Cacimba de Dentro, no Agreste, começam a preparar a instalação de suas unidades.

Por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, nos últimos três anos, o Governo do Estado vem estimulando a instalação de Feiras do Produtor Rural como forma dos agricultores familiares terem espaços para a comercialização de seus produtos sem a presença de atravessadores e, também, criando mais oportunidade de trabalho e renda.

Na terça-feira (29), o coordenador estadual das Feiras de Produtores, médico veterinário Severino Henrique de Lima, e o coordenador regional da Emater em Solânea, Rui Morais, se reuniram com o prefeito de Serraria, Petrônio Ferreira, auxiliares da Prefeitura municipal, agricultores e o gerente da Emater local, Gustavo José Barbosa, para avaliação dos dois anos de instalação da feira naquela cidade e definir a programação para a 1ª Semana da Agricultura Familiar de Serraria.

A coordenadora da Feira da Agricultura Familiar de Serraria, Luciana Ribeiro de Lima, informou que a meta agora é obter a certificação de produtos orgânicos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com isso agregando valores aos produtos.

O prefeito Petrônio de Freitas Silva reforçou o apoio da Prefeitura junto à Emater e aos agricultores no sentido de que a feira se consolide ainda mais, “o que é bom para todos seus participantes”.

Em Borborema – Também no mesmo dia, na cidade de Borborema, foi realizada a primeira reunião visando à instalação da Feira do Produtor Rural. Ficou acertado entre a Prefeita Gilene Cândido da Silva Leite Cardoso e a Emater que será feita uma seleção de agricultores que já trabalham com a agricultura de base orgânica que desejam participar desse processo de venda, devendo ser instalada no mês de novembro.

A prefeita Gilene disse que decidiu buscar a parceria para instalar a feira em Borborema depois que conheceu a metodologia de funcionamento da realizada em Serraria, vendo a satisfação dos agricultores participantes e dos consumidores.  “A Prefeitura está disposta em colaborar com mais essa parceria de troca de experiência e saberes com a Emater”, comentou.

Ficou definido um grupo de trabalho para montar a estrutura da feira, composto do chefe do escritório local da Emater, Gilberto Marques, do secretário municipal da Agricultura, Erandir Pereira de Andrade (Nildo), e do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS, Roberto Nicácio. Igual reunião para a definição da instalação da feira de Cacimba de Dentro acontecerá no próximo dia 13 de setembro.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook