Emater de Alagoa Grande demonstra força da agricultura familiar no Caminhos do Frio

Integrando a programação do “Caminhos do Frio - Rota Cultural 2017”, que chega ao fim no próximo domingo (3), em Alagoa Grande, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), unidade da Gestão Unificada (Emepa/Intrepa/Emater), vai demonstrar a força da agricultura familiar local em dois estandes com variados produtos hortifrutigranjeiros, tubérculos, derivados do leite, pimenta diversas, além da cultura da fava, que está atingindo um dos maiores  índices de produção no Estado.
De acordo com o secretário de Agricultura do município e  técnico da Emater local, Paulo Luís dos Santos, em um dos estandes será instalado no espaço do 4º Ruralfest & a 1ª Festa do Cordeiro, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, na Praça Dom Adauto e Antigo BNB Clube. Ele lembrou que desde os lançamentos, tanto da Rota Cultural Caminhos do Frio quanto do Ruralfest na cidade, a extensão rural está presente demonstrando parte do trabalho por ela executado em todo o Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a qual está vinculada a Emater.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, Vanildo Pereira da Silva, disse que o Ruralfest tem a finalidade demonstrar as potencialidades  econômicas, sociais e culturais do município e da região. “Nosso objetivo é trazer o homem da cidade para o contato com a natureza e fazer com que ele veja as potencialidades do setor, a importância da atividade rural”, destacou.
Os eventos contam com exposição de animais e shopping rural, concurso gastronômico, palestras técnicas, cursos, oficinas, clínicas tecnológicas, workshops, gastronomia, além da apresentação do artesanato e artistas locais. A realização é da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local e da Cooperativa dos Ovinocultores da Paraíba (Ovinocop), em parceria com o Sebrae, Sistema Faepa/Senar, OCB/Sescoop, UFPB, Fazenda Eficiente, IBS, Governo do Estado, por meio da Sedap,  Gestão Unificada, Empasa, Projeto Cooperar, Embrapa,  Bancos do Nordeste e do Brasil, e outros órgãos. No encerramento, no domingo (3), terá a tradicional cavalgada, que chega a sua 17ª edição em Alagoa Grande.
Vanildo explica que os eventos são voltados para a integração da população rural e urbana, se propõem a levar conhecimentos tecnológicos para a ovinocaprinocultura, desde o melhoramento genético e alimentação dos rebanhos, bem como potencializar o mercado de cordeiro por meio da realização de palestras, leilões, e feira da agropecuária, oficinas e clínicas tecnológicas. Além disso, o evento tem como propósito promover um shopping de venda de animais e proporcionar conhecimento sobre gastronomia utilizando a carne de cordeiro precoce.
Cursos – Como parte da programação na área gastronômica do Caminhos do Frio, a Emater local vai promover quatro cursos sobre cocada de abacaxi,  geleia e licor de pimenta. Este último produto, com forte expressão no município, tem despertado o interesse de agricultores na produção de forma comercial desde o lançamento da amostra “Sabores da Pimenta”, na realização do Caminhos do Frio do ano passado. O objetivo é capacitar mais de 100 agricultores em Segurança Alimentar e Nutricional, com base nas atividades de transformação de alimentos, aproveitando principalmente as variedades de pimentas existentes na região.
Os cursos, ministrados pelas extensionistas sociais da Emate, Cristina Pereira de Carvalho e Jacileide Andrade tem duração 16 horas/aula, entre teóricas e práticas e acontecerão nos dias 31 de agosto e 1º, na sede do escritório local da empresa, localizado na rua Getúlio Vargas,no centro da cidade.
Pimenta - O técnico Paulo Luís dos Santos, um estudioso da pimenta, já implantou diversas Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) em pequenas áreas, a fim de estimular o cultivo da cultura no município. “A nossa intenção é criar mais oportunidades de trabalho e renda no meio rural”, disse. Entre as espécies cultivadas estão Malagueta, Habanero, Jalapeno, Dedo de Moça e Cheiro.
Todo o trabalho é supervisionado pela coordenadoria regional da Emater em Guarabira, a qual Alagoa Grande é jurisdicionada e que tem à frente o técnico José Pereira. Ele informa que os agricultores interessados na produção de pimenta devem se dirigir ao escritório local da Emater, que receberão todas as orientações técnicas  a partir do preparo do solo à comercialização.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook