Complexo Hospitalar de Mangabeira realiza I Fórum de Psicologia

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realiza, nesta quarta-feira (30), o I Fórum de Psicologia Hospitalar, com o tema Humanização, saúde mental e ética no contexto hospitalar. O evento, que marca a comemoração do Dia do Psicólogo (27 de agosto), será realizado no auditório da unidade, das 9h às 17h30.

A diretora-geral do Complexo Hospitalar de Mangabeira, Fabiana Araújo, afirma que a atuação do psicólogo no ambiente hospitalar é fundamental no oferecimento do bem-estar psíquico do paciente. “Realizamos um trabalho transversal, por meio de ações multidisciplinares envolvendo pacientes, familiares e profissionais da saúde. O que fazemos é procurar entender o ser humano dentro do seu contexto social, com seus anseios e fragilidades”. 

De acordo com a coordenadora de Psicologia, Ana Nery de Medeiros, o objetivo do evento é trabalhar a arte do cuidado. “O profissional da saúde deve tratar o paciente nos contextos biológico, psicológico, social e espiritual, porque tudo isso vai ajudar no processo de cura. Mas só podemos tratar bem o outro se estivermos bem conosco. É aí que está a missão do psicólogo de tornar as pessoas melhores e mais felizes”.

A programação do Forum começa com uma atividade prática de minimização do estresse, realizada pela psicóloga Ana Nery. A primeira palestra tem como tema Humanização e a ética no contexto hospitalar, ministrada pelo psicólogo e professor mestre do Unipê, Aluísio Lopes.

Em seguida, o psicólogo e professor mestre da Faculdade Maurício de Nassau, Ramon Fonseca, fala sobre espiritualidade diante do adoecimento. Ao final da manhã, o psicólogo e músico William S. Moreno vai trabalhar a cantoterapia. Às 13h30, a psicóloga especialista Renata Kayse fala sobre o amor incondicional ao paciente hospitalizado, e a psicóloga mestre Sarah Xavier, sobre cuidados paliativos.

Às 15h, haverá uma mesa redonda sobre atendimento humanizado ao dependente químico nas urgências hospitalares. Os debatedores serão: a médica clínica Maria Edilma, o médico psiquiatra Nivaldo Cariry Filho, o psicólogo Marcos Luis Deparis e assistente social especialista, Tatiany Fernandes, sob mediação da psicóloga especialista Illova Anaya. O evento será encerrado com o lançamento do livro O Sentido da Vida em 3D, de Ana Nery de Medeiros.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.