Cineclube da FCJA exibe o filme “Américo – falcão peregrino”

O Cineclube “O Homem de Areia”, da Fundação Casa de José Américo, exibe a ficção “Américo – falcão peregrino”, nesta quarta-feira (2), às 19h30, com entrada gratuita e sessão única. O filme tem direção do cineasta Alex Santos e após a exibição, comentários do crítico de cinema João Batista de Brito. 
O presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, ao comentar o filme destacou que “O cineasta Alex Santos é dali, de Santa Rita, onde o pai, ‘seu Severino do Cinema’, foi dono do cinema São João e criou o filho vendo a tela e no trato com o velho Projetor ARG, de 35 mm, silenciando sessões de casa lotada. Foi, nessas circunstâncias, que Alex iniciou seu longo curso de cinema, no qual ainda hoje continua empolgado estudante. Daí, ter dirigido, com o apoio de Manoel Jaime no roteiro, um filme que alcançou elogios do criterioso crítico João Batista de Brito”.
Damião acrescenta que “Américo Falcão, protagonista do roteiro, é dali, de Santa Rita, quando Lucena pertencia a esse mais velho município. Coincidência inspiradora que convenceu seu conterrâneo Alex tomá-lo como o assunto privilegiado, dentre tantos outros assuntos que emolduram a breve biografia de Américo Falcão: O cidadão entusiasta da política nos anos 30, o zelo profissional do funcionário público, o poeta e o escritor, hoje patrono da Academia Paraibana de Letras. A presente película é uma síntese: no seu todo, na ‘elipse’ ou no silêncio, quando se sobressai o voo do Zepelim, como se fosse um falcão, nome de Américo”.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook