Cagepa investe R$ 600 mil na substituição da rede de esgotamento na Avenida Expedicionários, em João Pessoa

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está dando sequência à obra de substituição de 400 metros da rede de esgotamento sanitário da Avenida Expedicionários, na Capital. Ao invés de apenas reparar os buracos que surgiram após as chuvas intensas registradas nos últimos dias, a companhia optou por executar um trabalho extenso de troca de toda a tubulação, começando nas proximidades do Colégio Carrazzoni (antes do cruzamento com a Rua Sílvio Almeida) até a Avenida Epitácio Pessoa. O investimento é de R$ 600 mil.

Segundo o gerente regional do Litoral, Thiago Pessoa, com o grande volume de chuvas, as tubulações de concreto não suportaram a vazão adicional e se romperam. “Importante destacar que esse grande volume de água acabou invadindo, indevidamente, a rede de esgoto da Avenida Expedicionários. Infelizmente, muita gente acaba fazendo ligações da água de chuva, que deveria fluir para as galerias pluviais, na rede de esgoto da Cagepa, que não foi projetada para isso”, explicou.

O gerente lembrou ainda que essas tubulações existem há aproximadamente 40 anos. Além do tempo de uso, os problemas externos como pressão do solo e do tráfego naquela artéria da cidade contribuem para o desgaste da rede. “Podíamos apenas fechar os buracos e recuperar a rede nesses pontos, mas temos que avaliar que, nos próximos períodos de inverno ou de chuva forte, problemas como esses podem voltar a ocorrer. Por isso, decidimos renovar todo o trecho para evitar transtornos futuros”.

Desde o último sábado (29), equipes de manutenção da companhia vem trabalhando para sanar o problema, com ações de sondagem nas vias afetadas pelo rompimento da rede. A tubulação, que atualmente é de 700 milímetros de concreto, será substituída por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) de 1000 mm, um material mais resistente, moderno e eficiente.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook