Auxiliares administrativos de escolas e creches participam de formação continuada

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), realizou na manhã desta terça-feira (1) a formação continuada para auxiliares administrativos das escolas e dos Centros de Referência da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu no auditório do Fórum Cível, no bairro de Jaguaribe.

A capacitação foi aberta pela secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire, que falou da importância da formação e agradeceu a presença dos profissionais. “Quero parabenizar a todos vocês pela presença. Isso mostra que são pessoas comprometidas com o que fazem. Nós sabemos que para que uma rede de ensino dê uma resposta que a sociedade almeja, a gente precisa tirar esses profissionais do chão diário da escola e oferecer uma formação para que a cada dia possamos melhorar o fazer do dia a dia de uma secretaria, de uma escola, de um centro de referência”.

O auxiliar administrativo é responsável pela mediação administrativa que irá facilitar a relação entre escola e pais, além das instituições e outras organizações. É função também auxiliar o secretário geral com o diário dos alunos, preparar toda a documentação da escola como transferência de aluno, pedido de declaração para o Bolsa Família, carteira de estudante, preparação atas e relatórios.

Para isso, o tema abordado pelo palestrante, o professor de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, Francis Willams, foi uma “Oficina de redação oficial”, além dos gêneros textuais. 

“A relevância dessa formação se encaixa no âmbito das formações ditas como essenciais para vida deles, já que são pessoas que se encaixam nos padrões de facilitação dos documentos. Eles terão uma contribuição relevante para as mediações e facilitações que a instituição de ensino promove. Nós somos agentes construtores”, explicou o professor Francis Willams.

O conteúdo girou em torno de como facilitar a escrita dos técnicos administrativos em torno dos documentos oficiais que regem as relações institucionais das organizações de ensino. Foi exposto o tipo de linguagem, estrutura dos documentos oficiais, como que se inicia os pronomes de tratamento, como se organiza a assinatura e por fim como se constitui a configuração escrita desses documentos como ata, relatório, declaração, atestado e memorando.

“É bom porque alinha o pensamento de todo mundo para todos nós possamos ter a mesma forma de escrever e se comunicar com a secretaria”, disse o agente educacional da Escola Municipal Nazinha Barbosa, Henrique Cavalcanti de Santana.

Nesta quarta-feira (2), às 9h, será a formação para mais uma turma que é formada por cerca de 300 profissionais auxiliares administrativos no Fórum Cível.

Na semana passada, o prefeito Luciano Cartaxo participou da formação continuada das cozinheiras e lactaristas. Durante esse mês de agosto a Sedec ainda vai realizar a formação para vigilantes de escolas e creches, auxiliar de serviços gerais e inspetores.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook