Vice-prefeito participa de homenagens pelos 87 anos da morte de João Pessoa

O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior, participou de três solenidades, nesta quarta-feira (26), em alusão aos 87 anos da morte do ex-presidente da República, João Pessoa. As homenagens começaram às 8h30 com uma missa na Igreja da Misericórdia, no Centro. Ainda aconteceram outras duas solenidades ao longo do dia: um na Praça João Pessoa e outra nos jardins do Palácio da Redenção, ambos no Centro da Capital.

Manoel Junior lembrou a importância de João Pessoa para a política local e nacional. “Essas homenagens são muito justas para um político que levou o nome da cidade a uma projeção nacional. Ele merece ser lembrado e valorizado. É muito importante que a gente preserve essa tradição de lembrar desse grande paraibano”, disse.

História – Nascido em Umbuzeiro, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque era sobrinho do ex-presidente da República, Epitácio Pessoa (in memorian).  Era formado em Direito e, antes da carreira política, trabalhou como advogado do Ministério da Fazenda e na Marinha. Em 1919, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Militar. Em 1928, foi eleito presidente do Estado da Paraíba e, em 1929, se negou a apoiar a candidatura de Júlio Prestes à Presidência da República, aceitando o convite para ser o vice na chapa oposicionista, encabeçada por Getúlio Vargas.

O político era casado, tinha quatro filhos e 53 anos de idade quando foi assassinado em uma confeitaria em Recife, Pernambuco. O fato gerou comoção entre os paraibanos, e em sua homenagem, a Capital do estado recebeu o seu nome.

João Pessoa foi um paraibano que imprimiu na administração estadual uma marca progressista. O político contemplou a Capital com projetos e melhorias na área de transportes, como a implantação do terminal de bondes elétricos na Praça Vidal de Negreiros, por exemplo, conhecida popularmente como Ponto de Cem Réis.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook