SMS capacita segunda turma de profissionais sobre encaminhamento em ortopedia e reumatologia

Como parte do Programa Gerente Saúde, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou nesta sexta-feira (30), na Estação das Artes, a capacitação da segunda turma de médicos, fisioterapeutas e educadores físicos da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde sobre o protocolo de atendimento e encaminhamento em reumatologia e ortopedia.

A ação integra uma série de atividades que visam oferecer um atendimento mais humanizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital. A finalidade da capacitação é melhorar o fluxo de encaminhamento para os serviços municipais que oferecem atendimento nas especialidades de ortopedia e reumatologia.

O primeiro dia de qualificação aconteceu nesta terça-feira (27) e contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo. “A primeira turma teve uma boa aceitação após a capacitação e isso nos deixa muito felizes enquanto gestão, pois percebemos que há um avanço da Atenção Básica, que está sendo mais potencializada”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta da Saúde.

O médico coordenador da Residência Médica em Saúde da Família do Unipê, André Sassi, foi quem ministrou a capacitação.  “Precisamos, de forma articulada, construir estratégias de cuidado para pessoas que sofrem com dor de origem músculo esquelética. Estamos discutindo predominantemente o que a Atenção Básica pode ampliar de oferta para esses usuários até esgotar todas as possibilidades e, em seguida, criar um caminho melhor e mais seguro para essas pessoas serem encaminhadas para a Atenção Especializada”, disse.

Capacitações – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando um calendário de capacitações focadas no protocolo de encaminhamento para outras especialidades ofertadas à população. No último mês de março, foram capacitados os profissionais que trabalham nas recepções e auxiliares de farmácia das USF. As capacitações são parte do Programa Gerente Saúde, lançado em fevereiro de forma piloto pelo prefeito Luciano Cartaxo.

Programa Gerente Saúde - No mês passado, o programa foi oficializado com a presença dos gerentes da saúde em todas as Unidades de Saúde da Família, o anúncio de investimentos na construção de 16 novas USFs e o acompanhamento mensal da rede de saúde em reuniões com a presença do prefeito e o monitoramento social permanente, que servirá de base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU).

Números – A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa já realizou mais de 690 mil atendimentos de Atenção Básica nos seis primeiros meses deste ano. O número corresponde a uma média de aproximadamente 3,8 mil atendimentos diários. Ao todo, são 237 serviços que buscam oferecer promoção, prevenção e recuperação da saúde da população da Capital.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook