Seminário sobre mineração marca atividades do Dia do Garimpeiro no Seridó paraibano

Garimpeiros, pequenos mineradores, estudantes e prefeitos da região do Seridó, participaram no sábado (22), do VII Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro, na cidade de Junco do Seridó. O evento realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente,  da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), por meio da Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeologia (DRMH), em parceria com a prefeitura de Junco, teve como objetivo debater temas relacionados à mineração na Paraíba e incentivar o cooperativismo no setor.

Durante o encontro, o público assistiu palestras e discutiu novidades tecnológicas. De acordo com Marcelo Falcão, diretor de Recursos Minerais e Hidrogeologia, o seminário foi bastante prestigiado e positivo. “Esse evento só mostrou a preocupação do Governo com a economia paraibana, a partir do setor produtivo da mineração”, destacou.
José Júnior Souto, garimpeiro e minerador da Cooperativa de Mineradores de Pedra Lavrada, também destaca a importância do debate. “Foi muito importante a gente estar presente em um evento como esse. Nós tiramos várias dúvidas relacionadas ao setor mineral e pudemos aprofundar o nosso conhecimento na área. Para a nossa cooperativa, com certeza foi muito bom! Nós recebemos todo apoio técnico do Governo para realizar de forma estruturada a atividade mineral”, ressaltou.

Paralelamente às palestras, houve também uma reunião com os prefeitos da região do Seridó para que cada um pudesse fazer suas observações e solicitações que objetivam melhorias no setor mineral.

O VII Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro também foi um espaço destinado a estudantes. Alunos do curso técnico de mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lawen vivenciaram momentos de aprendizado durante o evento. É o que diz a aluna Edissa Nóbrega. “Como estudante do curso técnico de mineração, foi muito importante a gente ter participado desse evento. Futuramente, eu quero ser engenheira de minas e tudo que o que eu vi aqui contribuiu para mais conhecimento na área”, ponderou. 

O prefeito de Junco do Seridó, Kleber Medeiros, ressalta que receber o evento na cidade foi um grande prestigio. “Nós como anfitriões consideramos esse momento de grande valia, não só para Junco do Seridó, mas para toda a região que vive dos mais diversos tipos de minerais. Daqui, com certeza, vão sair muitas alternativas e soluções para o setor”, observou.
Participaram do evento os prefeitos das cidades de Várzea, Nova Palmeira, Frei Martinho, São Vicente do Seridó, Tenório, Soledade, Pedra Lavrada, Picuí e Assunção.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.