Semana Mundial de Aleitamento Materno da Maternidade de Patos terá atividades em municípios da região

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, já definiu a sua programação dentro da XXV Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece entre os dias 1º e 9 de agosto, cujo tema, este ano, é “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”. Além de Patos, as ações acontecerão também em Catingueira, Santa Luzia, Quixaba e Pombal, e incluirá atividades educativas e palestras.
“O objetivo é levar às gestantes da região informações sobre a importância da amamentação e da doação de leite excedente, para estimular a doação”, disse a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino. A programação começa em Patos, no dia 1º de agosto, às 8h, na sede do Banco de Leite Humano Drª Vilani Kehrle, com uma palestra da técnica de enfermagem e assistente social Rubenya Rubia para um grupo de gestantes de pré-natal de alto risco. À tarde, a partir das 14h, será realizada outra palestra, na sede da Secretaria de Saúde de Catingueira, para gestantes da atenção básica daquele município.

Na quarta-feira (2), as ações acontecem pela manhã, a partir das 9h, na sede do Cras de Santa Luzia, para as gestantes atendidas pelas equipes da Atenção Básica daquela cidade. Na ocasião, a bioquímica do Banco de Leite de Patos, Faldrecya Borges, e a enfermeira Suzy Anne Valentim, falarão sobre os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. À tarde, as gestantes da Atenção Básica de Patos participarão da mesma palestra, desta vez, com a nutricionista Silvania Rodrigues e a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino.

Na quinta-feira (3) pela manhã, a partir das 8h, a ação será direcionada às gestantes de pré-natal de risco de Patos, que terão a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre aleitamento, durante uma palestra proferida pela enfermeira Tereza Lucena e pela técnica de enfermagem, Rubenya Rubya, no auditório do Banco de Leite de Patos. À tarde, a programação acontece na cidade de Quixaba, na sede da Unidade Básica de Saúde, a partir das 14h. A palestra, direcionada para as gestantes da Atenção Básica, será proferida por Joana Sabino e Faldrecya Borges.

O grupo de gestantes ‘A roda amor d’Doula’ será o público alvo das atividades do dia 4, que acontecem somente à tarde, a partir das 14h, com uma palestra no auditório do Banco de Leite de Patos, feita por Joana Sabino e Faldrecya Borges. Na segunda-feira (7), as atividades serão retomadas, a partir das 9h, no Hospital e Maternidade de Pombal, com uma palestra direcionada às gestantes da Rede Cegonha, feita por Joana Sabino e a técnica de enfermagem, Edilma Alves.
As atividades serão encerradas na quarta-feira (9) com a palestra ‘Manejo clínico da lactação’, dirigida para a equipe de saúde do sistema prisional feminino de Patos. A palestra será conduzida pela bioquímica Faldrecya Borges e pela nutricionista Silvania Rodrigues.

Sobre o evento - A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, do nome em inglês) e acontece em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno. Na Paraíba, toda a rede, formada por pelos bancos de leite Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; Banco de Leite do ISEA, em Campina Grande; Banco de Leite Humano de Cajazeiras e o Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, que funciona num prédio anexo à Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, realizam ações na Semana. Os contatos de toda rede, com postos e bancos de coleta, estão no site do Governo do Estado, no link http://static.paraiba.pb.gov.br/2013/09/Rede-Paraibana-de-Bancos-

Secom PB
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook