Semam promove XI Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente

Com o objetivo de discutir e trocar experiências sobre os processos de Licenciamento Ambiental, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai promover, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, no Hotel Cabo Branco Atlântico, em João Pessoa, o XI Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27.

O XI Encontro do CB27 tem como tema “Licenciamento Ambiental nas Capitais Brasileiras” e deverá abrir espaço para apresentação dos gestores nacionais sobre o licenciamento como uma ferramenta para envolver empreendedores na agenda sustentável.

Foram convidados para o Encontro todos os 27 secretários de meio ambiente das capitais brasileiras, que terão a oportunidade de trocar informações sobre práticas de sucesso em suas cidades, debater projetos de lei entre outros assuntos relacionados à gestão do meio ambiente. Também estarão presentes representantes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da Fundação Getúlio Vargas e SOS Mata Atlântica.

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, CB27, foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, em especial buscando soluções para os problemas ambientais comuns das cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas. O Fórum tem apoio da Fundação alemã Konrad Adenauer e do ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “este Fórum é extremamente importante no sentido de fortalecer e ampliar a rede de secretários de meio ambiente das capitais. É um espaço para troca de informações e principalmente para que todos possam ter acesso às experiências exitosas na área de gestão ambiental”, concluiu.

Konrad - A Fundação Konrad Adenauer (KAS) é uma fundação política alemã, independente e sem fins lucrativos, que atua com base nos valores da União Democrata-Cristã (CDU), partido político alemão, promovendo a Democracia, o Estado de Direito, os Direitos Humanos e a Educação Política, bem como a Economia Social de Mercado e o desenvolvimento descentralizado e sustentável. A Fundação está presente no Brasil desde 1969, reunindo lideranças e formadores de opinião no universo acadêmico, trabalhando sempre com parceiros locais, incentivando o diálogo sobre os principais desafios do País.

ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade é a principal associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de cem países. Movido pela causa de mobilizar os governos locais para construir cidades mais sustentáveis, o ICLEI oferece apoio para que desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook