Sedurb já executou quase duas mil podas preventivas na Capital

Nos primeiros seis meses do ano, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizou serviços de podas preventivas por toda Capital.  Com a ação, a PMJP conseguiu prevenir a queda de árvores e galhos, evitando diversos transtornos à população.

Foram executadas 1.958 podas, 308 erradicações e realizadas limpezas em 370 coqueiros entre janeiro e junho deste ano.  A Semam é responsável pela fiscalização, atendimento à população e emissão de laudos técnicos, que especificam a área e a maneira como a árvore deve ser podada ou, se for o caso, erradicada.

“Temos técnicos especializados nos principais corredores da cidade e em áreas de risco, que trabalham de modo preventivo, além do setor de atendimento aos moradores que, eventualmente, identifiquem uma área que necessita do serviço”, explica Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam.

Após fiscalização e verificação da área, a Semam encaminha um laudo técnico a Sedurb, que programa e executa o serviço solicitado de acordo com a urgência indicada, através da sua Diretoria de Paisagismo (Dipai). “A Semam nos encaminha laudos técnicos, detalhando a área e o cuidado na execução das podas e erradicações, e nós procuramos executá-las com a maior eficiência possível”, explica Sérgio Chaves, diretor de paisagismo da Sedurb.

Além da manutenção do paisagismo de Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs), Conjuntos Habitacionais, Unidades de Saúde da Família (USFs) e Escolas Municipais, a Dipai também atuou na manutenção de várias praças, como a Praça da Amizade (Rangel), praças João Monteiro da Franca e Semeão Leal (Jaguaribe), Estudante Emerson Lucena (Cristo), praças Índio Piragibe e Doutor Luiz Gonzaga Burity (Ilha do Bispo).

João Pessoa mais verde - Para Sérgio, uma grande conquista para as atividades de paisagismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nesse primeiro semestre, foi a realocação do Horto Municipal. O prefeito Luciano Cartaxo assinou um Termo de Cooperação Técnica para transferir o Horto para um espaço de seis hectares nas dependências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“O que antes funcionava em um hectare, agora vai ter seis, sem contar que o projeto é ousado e vai proporcionar 85 espécimes de flores e plantas ornamentais, que serão espalhadas posteriormente por toda capital”, destaca Sérgio.

SERVIÇO:
Solicitação de podas - A população também pode ajudar nesse trabalho. Para solicitar podas basta entrar em contato com o controle ambiental da Semam, através do telefone 3218–9208, das 8:00hs às 14:00hs. 

Emergência - Durante a semana o controle ambiental possui também o plantão, para o caso de alguma árvore eventualmente vir a cair. De segunda a quinta, é possível entrar em contato até às 22hs, pelo mesmo telefone: 3218–9208 . Na sexta, sábado e domingo o plantão do setor se estende até às 02:00hs.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.