SEDH inicia 2ª etapa da capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – SEDH, através da Coordenação Estadual do Programa Criança Feliz, realiza durante esta semana em João Pessoa a capacitação de supervisores e visitadores que atuarão no Programa Criança Feliz em cada município do Estado. A capacitação, que começou na segunda-feira (24), reunirá representantes de 58 municípios da Região Metropolitana da Capital, Litoral e Brejo.

Nesta etapa da capacitação – a primeira aconteceu na cidade de Boqueirão, entre os dias 10 e 14 –, além da equipe de multiplicadores da SEDH, participarão a consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Tatiane Vendramini Parra Roda, e uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, responsável pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM), implantado naquele Estado há 14 anos.

“O Programa Criança Feliz é importante como forma de fazer o Brasil pensar o quanto temos que olhar a primeira infância como legado para o futuro, trabalhando as potencialidades, sociabilidade, empatia e responsabilidades, com mais noção de cidadania. E o principal foco é trabalhar o protagonismo da família”, avalia a psicóloga gaúcha consultora do MDS, Kenia Fontoura.

A enfermeira da Secretaria de Estado do RS e também consultora do MDS, Letícia Boeira, explica que o trabalho começa ainda quando a futura mãe é gestante: “Se não trabalharmos assim não teremos como ajudar a família a cuidar das crianças. É importante fortalecermos o protagonismo das famílias, buscando o acesso aos seus direitos. Esse trabalho é intersetorial, com a rede de serviços, assistência social, educação e saúde”, declarou.

Parte essencial – A coordenadora estadual do Criança Feliz, Cristina França avalia que a capacitação é parte fundamental porque dará funcionalidade ao programa: “Discutiremos a metodologia. Depois disso, os supervisores estarão prontos para capacitar os visitadores dos seus municípios, começando assim efetivamente as visitas às famílias, fazendo a interação com as crianças, que são o foco principal. A Paraíba será o segundo Estado a concluir a capacitação. Até o final de agosto teremos supervisores e visitadores treinados e prontos para atuar”, prevê. A última etapa das capacitações será em Patos, entre o dia 31 deste mês e 4 de agosto, com participação de supervisores e visitadores de 68 municípios.

Cristina França lembra que o Programa terá sequência com capacitações continuadas mensais dos supervisores. Em cada município, semanalmente, os supervisores deverão se reunir com os visitadores para avaliar o andamento do trabalho.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.