Secretaria de Saúde apresenta Plano de Enfrentamento da Morte Materna no Alto Sertão

A secretária executiva da Saúde, Maura Sobreira, apresentou o Plano Estadual de Enfrentamento da Morte Materna durante Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Cajazeiras nessa quarta-feira (04). A sessão teve como tema: Saúde da Mulher - Desafios Assistenciais no Ciclo Gravídico – Puerperal.  Na oportunidade, a secretária fez uma explanação sobre o funcionamento da rede pública de saúde, a rede de atenção às gestantes e a importância da realização do pré–natal.

Durante a sessão, a secretária falou sobre o cenário da atenção à saúde obstétrica na Paraíba; apresentado o perfil da mortalidade materna; além de apresentar as pactuações referentes ao atendimento em obstetrícia e apresentados dados da Atenção Básica. Também foram apresentadas as causas de complicações durante o período gestacional, que estão relacionadas ao acompanhamento/consultas fracionadas do pré-natal. 

Até o momento, já foram registrados 17 óbitos de mulheres no período da gestação e/ou puerpério, 3 deles na cidade de Cajazeiras. No mesmo período do ano passado, foram 26 mortes. Mesmo que tenha ocorrido a redução, os dados continuam sendo preocupantes. Casos de gestantes com hipertensão não diagnosticada, infecção urinária ou com problemas cardíacos não tratados, são os principais casos relatados. Maura reforçou que “o Governo da Paraíba está tratando do tema com muita atenção. Estas mulheres precisam realizar um pré - natal de qualidade”.

O pré-natal é indispensável no tocante ao acompanhamento da gestante, por meio da atenção básica. Um pré-natal de qualidade tem justamente o objetivo de identificar precocemente problemas que possam futuramente provocar complicações. “A casa de saúde/maternidade é o último estágio que a paciente procura, uma vez que a maternidade realiza o parto e acompanha a paciente e a criança em suas primeiras 24 horas do pós-parto ou 48h, caso o parto seja cirúrgico”, explicou Maura.

Dentro do Plano de Enfrentamento, estão previstos cursos sobre pré-natal, parto e puerpério para profissionais e gestores da Atenção Básica; inclusão do atendimento às gestantes na Caravana do Coração; visitas técnicas às maternidades; cursos sobre urgências obstetrícias para profissionais do Samu, entre outras atividades.

Além da Sessão Especial na Câmara dos Vereadores, a secretaria executiva  Maura Vanessa reuniu-se com o Ministério Público da Paraíba na cidade de Cajazeiras e levou a discussão da fragilidade dos atendimentos básicos (pré-natal) por parte de alguns municípios no tocante ao acompanhamento durante a gestação.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook