Secretaria de Meio Ambiente monitora ninho de tartaruga marinha em Jacumã

A Secretaria de Meio Ambiente de Conde foi informada pela população no último final de semana, que uma tartaruga de pente, da espécie eretmochelys imbricata, desovou na praia de Jacumã, na orla do município. Chegando ao local informado, a equipe da SEMAM constatou a necessidade de realocação do ninho, porque a desova foi feita num local muito próximo da faixa de água do mar, e poderia oferecer maiores riscos aos ovos depositados.
De acordo com a Gestora Ambiental, Letícia Beltreschi, ao constatar a necessidade de remoção do ninho, a SEMAM, através Diretoria de Recursos Naturais e Biodiversidade entrou em contato com a ONG Guajiru- Tartarugas Urbanas, de João Pessoa, para que fosse feita a remoção do ninho. “Foi necessária esta realocação, porque o local onde foi feita a desova fica numa área com uma faixa de areia pequena na praia de Jacumã, então com a cheia da maré, a água chega até o ninho, o que acabou causando a perda de aproximadamente 40 ovos, salvamos ainda 81 ovos, que foram realocados”, afirmou.
Depois de feita a mudança do ninho nesta terça-feira (05), foi colocada redes de proteção no local, além da conscientização da população em como agir para proteger o ninho e o que fazer no caso da localização de novos ninhos de tartarugas. Este foi o primeiro ninho encontrado no litoral de Conde desde o início do ano, o que aumenta a possibilidade de existirem em toda a faixa litorânea do município, outros pontos de desova das tartarugas marinhas.
A Bióloga Laura Martini destaca a importância de orientar as pessoas para casos como este. “São cuidados simples que as pessoas devem ter com os ninhos. Não passar com carro nas áreas próximas, não retirar a identificação e o mais importante: ao encontrar ou perceber que algum ninho foi mexido ou até mesmo se virem filhotes andando nos arredores, procurar imediatamente a SEMAM, que nós entraremos em contato com as pessoas responsáveis”, destacou.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.