Secretaria da Educação prorroga inscrições para alunos no Medio Tec até dia 18

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) prorrogou até o dia 18 as inscrições dos alunos para o programa  MedioTec. As inscrições tiveram início no dia 22 de junho, quando o programa foi lançado na Paraíba. Esta é mais uma ação do Ensino Profissional como parte do grupo de ações do ParaíbaTec. Estão sendo ofertadas 3.043 vagas para cursos técnicos de nível médio. As inscrições podem ser efetuadas com o preenchimento do formulário online, disponibilizado no endereço eletrônico paraibatec.pb.gov.br. A ação está sendo realizada por meio da Gerência Executiva de Ensino Profissional da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Governo federal.

Serão ofertados cursos como redes de computadores, guia de turismo, manutenção e suporte de informática, fotografia, meio ambiente, análises clínicas, teatro, eventos, artes visuais, agropecuária e outros. Instituições como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Unepi e Funetec são alguns dos parceiros do MedioTec no Estado.
O Programa MedioTec ofertará vagas em Cursos Técnicos concomitantes ao Ensino Médio, para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. Tem como proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio articulada de forma concomitante com as redes de educação e com o setor produtivo.

O objetivo do MedioTec é garantir que o estudante do Ensino Médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda. O público-alvo do programa são os estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das redes públicas de educação, socialmente vulneráveis, de maneira a promover-lhes uma formação técnica concomitante à formação regular, ampliando suas chances de inserção profissional quando da conclusão da etapa regular de sua educação básica.

A ideia é estimular parcerias entre as instituições ofertantes de Ensino Médio e de Educação Profissional, com o setor produtivo da região onde o aluno estiver inserido, para que os estudantes sejam absorvidos, a priori, na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso e, posteriormente, possam assumir postos de trabalho.

Os cursos do MedioTec terão carga horária total de 800 a 1.200h e irão funcionar em turno oposto ao dos alunos matriculados, ou seja, os alunos podem estudar em qualquer escola estadual e no contra turno participar do curso técnico em outra escola. Os cursos do MedioTec poderão ter duração de um a dois anos e meio e terão início a partir de agosto de 2017. A SEE disponibilizará aos estudantes a lista de cursos disponíveis e realizará o processo seletivo por curso. A seleção para as vagas levará em consideração o perfil de alunos para os cursos, sendo priorizados os alunos que já concluíram a 1ª série e cursam a 2ª série do Ensino Médio; as características socioeconômicas dos alunos (maior vulnerabilidade econômica e social) e as atividades de interesse dos alunos.
Segue cronograma: 

PERÍODO
ETAPA
22/06/17 até 18/07/2017
Inscrições
14/07/2017
1ª Chamada para a 2ª Etapa de classificação dos cursos oferecidos pelo CEARTE
14/07/2017
1ª Chamada dos alunos classificados para os cursos com uma única etapa
17/07/17 até 31/07/2017
Período de Matrícula para os cursos com uma única etapa
18/07/2017 até 21/07/2017
2° Etapa de classificação dos cursos oferecidos pelo CEARTE
19/07/2017
Divulgação da relação dos candidatos inscritos
20/07/2017
2ª Chamada dos alunos classificados para os cursos com uma única etapa
22/07/2017
Resultado preliminar da seleção dos cursos  oferecidos pelo CEARTE
22/07/2017 até 23/07/2017
Período de Recursos para os cursos oferecidos pelo CEARTE
24/07/2017
Resultado final da classificação para os cursos oferecidos pelo CEARTE
25/07/2017
1ª Chamada dos alunos classificados e aprovados  para os cursos oferecidos pelo CEARTE
25/07/17 até 31/07/2017
Período de Matrícula  para os cursos oferecidos pelo CEARTE















Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook