COXIXOLA: Ricardo Coutinho entrega Adutora que beneficia 13 cidades do Cariri

As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) chegam às casas de mais 130 mil paraibanos. O governador Ricardo Coutinho inaugura, nesta quarta-feira (26), a adutora de Coxixola e a obra que leva as águas do Velho Chico para 13 cidades do Cariri. As obras, orçadas em R$ 4 milhões, vão pôr fim ao racionamento nas cidades do Congo, Coxixola, Sumé, Monteiro, Prata, Ouro Velho, Amparo, Serra Branca, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Parari, Gurjão, Livramento e o distrito de Santa Luzia do Cariri. As solenidades de entrega serão realizadas a partir das 10h, na Ponte Rio Paraíba, na PB 214, e depois no Ginásio Poliesportivo Marcos Antônio de Souza, no Centro de Coxixola.

Para o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia João Azevedo, o momento agora é de confraternização. “Esse é um momento extremamente importante. São mais de 130 mil pessoas que passarão a receber água do São Francisco. Estaremos comemorando amanhã e esperamos que a população toda possa estar presente durante a inauguração”, disse.

De acordo com o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Cunha Lima, o sistema do Congo estava desativado há anos, por causa da crise hídrica. “Construímos um sistema de captação subterrânea que vai interceptar as águas da transposição do Rio São Francisco que passam pelo Rio Paraíba e integrá-las à adutora do Congo que leva água para várias cidades do Cariri paraibano. Com esta medida, a adutora não vai mais depender exclusivamente do açude Cordeiro para poder levar água à população”, explicou.

A terceira etapa da adutora do Congo é composta de quatro ramais, cujas obras estão sendo executadas pela Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia: o da cidade de Santo André, dos distritos de Pio X, o de Sucuru e o da cidade de Coxixola, que é o primeiro a ser inaugurado.

O secretário executivo de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, explica que esse trecho vai beneficiar cerca de 2 mil habitantes e possui uma extensão de 25,8 km. O Governo do Estado investiu mais de R$ 2,7 milhões para construir essa etapa. “Esse trecho executado pela Seirhmact liga a adutora do Congo à Coxixola, abrindo o calendário de inaugurações do conjunto de ações em toda a região do Cariri. Inclusive, a cidade de Monteiro também será beneficiada. O município vai receber o investimento de uma nova estação de bombeamento do açude São José e do açude Poções, melhorando o abastecimento”, pontuou.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Chico Lobo

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook