Programa Cidade Madura continua em destaque na mídia nacional

O programa Cidade Madura, executado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, voltou a ser destaque na mídia nacional. Em matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo (http://infograficos.estadao.com.br/focas/planeje-sua-vida/condominios-republicas-e-vilas-diversificam-moradia-para-idosos), o projeto idealizado pelo governador Ricardo Coutinho é citado como referência em moradia pública para idosos.
A reportagem, intitulada “Condomínios, repúblicas e vilas diversificam moradia para idosos”, destaca a ausência de programas federais voltados especialmente para essa faixa da população brasileira, destacando as iniciativas estaduais e municipais pelo país. O programa Cidade Madura, pioneiro no Brasil, consiste em construir condomínios pensados especialmente para as necessidades de pessoas de baixa renda com mais de 60 anos.
Além de pequenos detalhes internos na casa, como rampas e corrimões de acessibilidade, a ideia é que o condomínio ofereça outros serviços. “(...) o Cidade Madura preza pela socialização. Para isso, os condomínios contam com academias para idosos, pistas de caminhada, sala de computadores, redário, uma horta e até um centro de saúde”, destaca o texto da matéria, assinada por Guilherme Mendes, Marcelo Hermsdorf e Natália Oliveira.
A matéria do Estadão destaca ainda a conversa com uma das residentes do Cidade Madura, Daura Silva, de 81 anos. Ela contou aos jornalistas paulistas que no condomínio os idosos fazem sua própria comida, se encontram no redário para um bate papo e “fala besteira”, ressaltando que lá “é uma alegria muito grande” e que as atividades propostas por grupos de universidades são as que ela mais gosta. “As meninas botam todo mundo para dançar, fazem jogos, todo muito se diverte”, afirma Daura na reportagem.
A reportagem informa que quatro condomínios já foram entregues e um quinto está sendo finalizado em Sousa. Além disso, há o projeto de um sexto Cidade Madura, em fase de licitação. Os repórteres de O Estado de S. Paulo entraram em contato com o governador Ricardo Coutinho, que afirma ter buscado incentivo em nível federal para a execução do programa, mas não houve interesse.
Uma diferença apontada pela reportagem em relação a outros programas habitacionais reside na propriedade do imóvel, que é transferida ao idoso apenas durante o período em que ele viva de forma independente. “Se nós fossemos dar o imóvel, a política para pessoas idosas acabaria na próxima geração”, justifica Ricardo Coutinho em entrevista ao jornal.

Secom


Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook