Prefeitura de João Pessoa promove serviços gratuitos para terceira idade


O governador Ricardo Coutinho participa nesta quinta-feira (27), às 19h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Espaço Cultural José Lins do Rego, da abertura do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba – 2017, evento que vai reunir grandes nomes nacionais para discutir temas relevantes da atualidade. A palestra de abertura será do jornalista e ex-ministro Franklin Martins, que vai abordar o tema: Mídia, Poder e Cidadania, quando discutirá as interferências das mídias nos processos sociopolíticos no plano nacional e internacional, além de debater sobre a qualidade da informação e o monopólio da mídia.

O ciclo Pense será realizado de julho a dezembro, com uma ou duas palestras mensais. Vão acontecer palestras sobre temas universais, civilizatórios, cosmopolitas, não necessariamente conjunturais, mas que mediam, na atualidade, a vida social e o pensamento crítico nos âmbitos local, regional, nacional e internacional.

Nesta primeira edição do Ciclo, os palestrantes serão nomes com expressão e reconhecimento nacional ou internacional, integrantes de um “campo de ideias democrático, progressista, avançado”. Cada palestra será apresentada por um convidado local, representativo das áreas de conhecimento ou das atividades relacionadas com as temáticas abordadas pelos palestrantes convidados.

João Eduardo Fonseca, um dos coordenadores do evento, explica que a expectativa é de um debate sensível, nevrálgico, controverso, mas de grande interesse público e social. "O interesse em trazer o jornalista Franklin Martins é porque ele é um intelectual representativo
da melhor discussão sobre regulação da informação e controle social da mídia", comenta.

Ele adiantou que toda palestra terá a apresentação e a mediação de uma personalidade local, no caso o professor Rubens Pinto Lyra. No final da palestra, será aberto espaço para pelo menos uma dezena de perguntas do público. Segundo observou, a intenção é promover o debate crítico e livre de ideias, priorizando temas centrais da atualidade, a fim de promover o acesso do cidadão de amplos setores sociais do estado à reflexão contemporânea. Outro objetivo do evento é apoiar os esforços dos setores democráticos da sociedade compromissados com a defesa e o aperfeiçoamento dos valores republicanos de cidadania, soberania, liberdade, justiça social e democracia.

Além disso, o "Pense" quer amplificar ideias progressistas, num ambiente sócio histórico de amplo domínio do pensamento conservador, veiculado sistematicamente por meio dos aparelhos ideológicos da sociedade; trazer mais dinamismo e renovação ao esforço intelectual interno de elaboração e planejamento governamental e de atuação social.

"A gente está com a expectativa de que os conteúdos sejam ótimos, não só porque os temários são bons, mas porque os próprios palestrantes convidados são pessoas de expressão", frisa João Eduardo.

Outros nomes também já confirmaram participação no “Pense”, como Luís Nassif e Frei Beto. A palestra de Luís Nassif está prevista para o dia 11 de agosto, uma sexta-feira, às 19h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. A apresentação e mediação será feita pelo procurador federal José Godoy. Já a palestra do Frei Betto acontecerá no dia 27 de setembro, uma quarta-feira, às 19h, também na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural. A apresentação e mediação ainda será definida.

A palestra de Nassif versará sobre o tema Justiça e Cidadania: extremos, riscos e desafios da crise brasileira. Ele também fará a análise crítica do processo de judicialização da Política e de politização da Justiça: caminhos da desconstituição da Cidadania. Os gritos e sussurros da Democracia ameaçada; refundações, recriações e outras estratégias para a transformação democrática e cidadã dos sistemas e dos poderes no Brasil, também serão temas debatidos pelo Jornalista de 67 anos que já atuou em diversas empresas da grande mídia, como Folha de São Paulo, Folha da Tarde, Veja, Carta Capital, TV Gazeta, TV Cultura, Rede Bandeirantes, EBC. Atualmente, Luís Nassif que iniciou sua carreira jornalística em 1971, dirige a revista eletrônica GGN. Ele teve seu trabalho reconhecido por várias premiações.

Já a palestra de Frei Betto será sobre "Avanços e intervenções da Cidadania para o controle democrático da Política". Ele fará referência à urgente transformação do sistema político e sua liberação da tutela do poder econômico. A defesa, ampliação e controle social amplo das políticas públicas, além da “radicalização” da Cidadania orientada para a requalificação democrática da Política também serão assuntos a serem apresentados pelo jornalista, antropólogo, filósofo e teólogo, autor de 60 livros editados no Brasil e no exterior.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook