Prefeitura de João Pessoa dispõe de Centro de Referência para Saúde do Trabalhador

Pensando sempre em ofertar uma melhor qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital, principalmente aos trabalhadores que sofrem com problemas decorrentes das jornadas de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), que auxilia na prevenção e promoção da saúde da classe assalariada. Nesta quinta-feira (27) é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho.

O Centro tem como função prestar apoio à rede de saúde para subsidiar nos processos de confirmação dos acidentes, doenças e agravos decorrentes do trabalho. O Cerest de João Pessoa é referência para a macrorregional de 65 municípios da Paraíba. O atendimento acontece tanto por demanda espontânea, através de marcações diretamente com o Centro pelo número 3218-7114, ou por meio de encaminhamentos de algum serviço de saúde. Ao procurar o Cerest, o usuário deve apresentar exames e pareceres da equipe que o assiste na rede de saúde.

Ao chegar ao Centro de Referência, o usuário passará por uma equipe multiprofissional formada por médicos do trabalho, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos que acolhe a demanda, realiza um estudo para comprovar se existe ou não uma relação entre a forma de adoecimento com o trabalho. Além disso, caso seja necessário acompanhamento médico, o Cerest faz o encaminhamento do trabalhador para os serviços de referência da rede municipal de saúde.

O coordenador do Centro, Kléber José da Silva, explica que o serviço não realiza exames e tratamento de saúde, mas auxilia aos usuários trabalhadores que já estão em tratamento e acompanhamento com médicos especialistas e que tiveram o diagnóstico não relacionado ao trabalho, mesmo havendo evidências dessa relação.

“Uma equipe de acolhimento vai escutar detalhadamente o processo de trabalho e a história da doença, em seguida o trabalhador é encaminhado para atendimento com o médico do trabalho que, a partir dos protocolos clínicos diferenciados, vai relacionar ou não aquela enfermidade com o trabalho. Uma vez estabelecida essa relação, o médico emite laudos, pareceres e notificações, tanto para previdência social como para o SUS a fim de auxiliar esse trabalhador na busca de seus direitos, seja na Previdência Social ou na Justiça do trabalho”, explica Kléber.

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador também desenvolve atividades direcionadas a prevenção e da promoção da saúde dos trabalhadores a partir das ações de Vigilância dos Processos Produtivos. Os técnicos do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador vão até as empresas e identificam as não conformidades no ambiente e na organização do processo produtivo exigem, com base em normas técnicas, intervenções naquele ambiente de trabalho.

Serviço – Atualmente, o Centro realiza em média 40 atendimentos mensais, com o tempo de cada atendimento variando por demanda. O Cerest está localizado dentro do Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, s/n Jaguaribe e atende das 8h às 14h. O telefone de contato é o 3218-7114.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook