Polícia Federal cumpre mandados de prisão na PB contra o tráfico de drogas

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta feira (27), 31 mandados de prisão preventiva, 36 de busca e apreensão e 19 de condução coercitiva. O cumprimento destas ordens judiciais faz parte da Operação Gerônimo que visa desarticular uma organização criminosa da Paraíba com atuação nos crimes de tráfico de drogas e homicídios. 

Ao todo, a Operação envolveu cerca de 120 policiais federais nos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Esta organização criminosa teria sido originada no interior de estabelecimentos prisionais e tinha ações marcadas pela extrema violência e homicídios em série com o fim de obter o controle da prática criminosa no estado e o monopólio do comércio de drogas.

A investigação realizada pela Polícia Federal no estado da Paraíba, iniciada há aproximadamente um ano, resultou, até a presente data, na apreensão de aproximadamente 330 Kg de entorpecentes, permitindo a obtenção de provas de autoria e materialidade necessárias à comprovação da prática de todas as etapas do delito de tráfico de drogas, coordenadas do interior de unidades prisionais, desde a aquisição da substância entorpecente na região de fronteira até a distribuição em “bocas de fumo” no estado da Paraíba.

Com o colhimento das provas foi possível a identificação da forma de circulação financeira da Organização Criminosa investigada, sendo possível a identificação dos métodos utilizados para a lavagem de recursos financeiros e bloqueio de valores obtidos com a prática criminosa investigada.

O nome da Operação faz alusão à ação militar da CIA e do grupo SEAL da Marinha Americana, desencadeada no Paquistão, que tinha por objetivo capturar o líder do grupo terrorista Al-Qaeda Osama Bin Laden.

Os presos responderão criminalmente pelo cometimento dos crimes previstos nos artigos 33, 35 e 40, inciso V, da Lei nº 11.343/06 (tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas), artigos 121 e 157 do Código Penal e art. 2º, §§ 2º e 4º, da Lei nº 12.850/13 (organização criminosa armada), e, após, interrogados, serão encaminhados para realização de audiência de custódia e posteriormente ao sistema prisional estadual, onde ficarão à disposição da Justiça.

Será concedida entrevista coletiva para divulgação do resultado da Operação Geronimo às 11h, na sede da Superintendência da Polícia Federal em Cabedelo.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook