Ortotrauma faz atendimento odontológico na UTI, urgência e enfermarias

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) disponibiliza do serviço de odontologia na urgência, enfermarias e na unidade de terapia intensiva para seus pacientes. É a especialidade buco-maxilo-facial, que é a odontologia hospitalar.

O coordenador do serviço, Francisco Adelardo Lopes, explicou que a atuação dos profissionais varia conforme as necessidades dos pacientes. “Geralmente, o paciente atendido na urgência, em decorrência de algum acidente, precisa do atendimento do buco-maxilo-facial. No caso do acidente com moto, em que há traumas na mão ou no pé, por exemplo, há sempre escoriações ou ferimentos na face, sendo necessária a realização de suturas. Também tratamos lesões de origem odontogênica e abcessos (acúmulo de pele com pus e detritos)”, explicou o especialista.

Nos casos de agressão física na face com fratura do nariz, por exemplo, os odontólogos realizam a reconstrução dos ossos. Contudo, o coordenador destaca que não se trata de um procedimento estético. “É feita um reposicionamento dos ossos do nariz porque, com a fratura, o paciente tem dificuldades de respirar devido ao desvio ocasionado pelo trauma”, explica Francisco Adelardo.

Recuperação rápida – O coordenador de buço-maxilo-facial destaca que a função do odontólogo é essencial numa unidade hospitalar, contribuindo para a recuperação dos pacientes. “Sem haver a higiene bucal feita pelo odontólogo, o paciente entubado pode desenvolver uma pneumonia, porque há fermentação de bactérias na boca dele”, conta.

Francisco Adelardo explica que, além de reduzir riscos de infecção, a higiene oral contribui para redução do tempo de internação. “O paciente tem mais chances de recuperação e em menos tempo, além de não ser acometido por outro problema além daquele que o levou a ser entubado”.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.