Moradores da Comunidade Nova Esperança são beneficiados com ações da PMJP

O copeiro Wengllen Gefferson Pereira, morador da Comunidade Nova Esperança, em Mangabeira, resolveu ir cuidar da saúde neste sábado (8) ao saber que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iria realizar mais uma edição da Ação de Saúde e Cidadania. “Aproveitei e vim tomar minha vacina contra a gripe. Esse é um serviço essencial, principalmente pra gente que mora em uma comunidade carente. Temos que agradecer e aguardar para que aconteça mais vezes”, disse Wengllen.

A ação é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Habitação (Semhab), Desenvolvimento Social (Sedes), de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Defesa Civil.

A secretária adjunta da Saúde, Ana Giovana Medeiros, ressaltou que essa ação representa uma grande união, não só fortalecendo a intersetorialidade das secretarias, mas também a possibilidade da comunidade ter acesso a vários serviços. “Queremos mostrar e incentivar as comunidades para o que a Prefeitura de João Pessoa oferece diariamente para os moradores, como também enfatizar a busca da qualidade de vida através de um busca preventiva de cuidado”, explicou.

Na área da saúde foi oferecido atendimento médico, aferição de pressão, orientação sobre a saúde do trabalhador, limpeza de pele, hidratação e higienização por meio da argiloterapia, vacinas, atualização do cartão de vacinação, auricoloterapia, além de serviços odontológicos.

Graice Ane Pereira levou a filha Samara Gabrielly, de 8 anos, para um atendimento com o dentista e saiu muito satisfeita. “Bom demais. Como trabalhamos durante a semana não temos tempo de levar nossos filhos em um posto de saúde. Isso aqui que está sendo oferecido é uma forma de prevenção para cuidarmos da saúde. E minha filha ainda ganhou escova e pasta de dente’, afirmou a moradora.

Outros serviços – Durante a ação, uma equipe da Semhab visitou os imóveis para que possa ser feito o processo de regularização da Comunidade Nova Esperança, dando aos moradores o título de propriedade de suas casas.

Já a Sedes ofereceu serviços de orientações sobre o Bolsa Família e corte de cabelo. A Secretaria das Mulheres montou um estande para orientação, a exemplo do “Parada Segura” – que é um serviço onde as mulheres, a partir das 22h, pode subir ou descer do ônibus fora da parada determinada, e mostrou o trabalho oferecido pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra.

Além desses serviços, os agentes de Vigilância Ambiental também realizaram visitas as casas para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, orientando os moradores sobre as formas de se prevenir contra o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Secom
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