Maternidade Frei Damião recebe Diploma de Menção Honrosa do Prêmio Dr. Pinotti

Em reconhecimento aos trabalhos e ações pela universalização do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher, a Maternidade Frei Damião, que compõe a rede estadual de saúde, recebeu, na tarde desta sexta-feira (7), o Diploma de Menção Honrosa – Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados, por intermédio do deputado federal Luiz Couto. A honraria foi entregue pelo parlamentar à diretora da Maternidade Frei Damião, Ana Márcia Fernandes, durante solenidade que ocorreu no auditório da própria unidade de saúde.

Participaram da solenidade a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, a deputada estadual Estela Bezerra, a diretora administrativa, Morgana Queiroga, o diretor clínico, Bruno Leandro, além da diretora geral do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, do presidente da Sociedade Paraibana de Ginecologia e Obstetrícia (Sogopa), o ginecologista Roberto Magliano de Morais, e funcionários da maternidade.

A secretária Claudia Veras destacou que “o diploma não é apenas um reconhecimento da relevância que tem a maternidade para o estado, mas também do esforço que o Governo da Paraíba tem feito para assegurar o direito da população de ter acesso a serviços de saúde de qualidade, cumprindo rigorosamente o que é determinado pela constituição, a exemplo, investindo um determinado percentual de recursos próprios financeiros para as políticas de saúde, em serviços e regiões onde a população necessita”.

Já o deputado Luiz Couto ressaltou que a unidade de saúde é referência para a população. “As mulheres são atendidas com humanização, respeito, cuidado e amor. Esse diploma é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição, por todos os profissionais que a compõem, médicos enfermeiros, técnicos de enfermagem e que se dedicam diariamente para assegurar de fato, uma saúde de qualidade, para as mulheres que vêm à procura do serviço”, reforçou.

A diretora da Maternidade Frei Damião, Ana Márcia, falou da satisfação da instituição receber a honraria: “É muito gratificante presenciar esse momento, na verdade esse título vem coroar o trabalho da unidade, que é realizado com muito empenho por todos os profissionais e que têm o objetivo de ofertar um atendimento e uma assistência de qualidade, para as mulheres paraibanas. Apesar dos cortes financeiros que todos os estados vivenciam, o Governo da Paraíba e a Secretaria de Estado da Saúde não medem esforços, no sentido de continuar mantendo os repasses feitos às instituições, especialmente de saúde, adotando como uma das prioridades na saúde o combate à mortalidade materna e, nesse sentido, o trabalho vem sendo realizado”.

A deputada Estela Bezerra destacou que o reconhecimento veio em um momento ideal. “A maternidade está crescendo na construção de um lugar cada dia melhor para as mulheres. Esse prêmio se refere à qualidade da assistência a saúde da mulher, então esse trabalho deve ser mantido e melhorado a cada dia”, pontuou.

Referência – A Maternidade Frei Damião existe há 30 anos e é referência para os 223 municípios paraibanos e ainda atende cidades pertencentes a estados vizinhos, a exemplo, do Rio Grande do Norte e Pernambuco. A maternidade realiza uma média de 1.500 atendimentos, além de 300 partos, mensalmente. Do total de partos, 60% é normal (humanizado) e 40% cesárea.

Estrutura - A unidade de saúde conta com 57 leitos, entre eles 36 obstétricos, distribuídos em nove enfermarias, seis de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo), quatro de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) e seis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI materna).

Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher

Foi instituído pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 15/09 e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 62/10 e pela Resolução 52 de 2014.

A premiação acontece uma vez por ano, ocasião em que são concedidos cinco diplomas de menção honrosa. É concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais, cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook