JP supera média de chuvas e previsão alerta para mais ocorrências com forte intensidade

João Pessoa ultrapassou a média histórica de chuvas para o mês de junho com 326,6 milímetros (mm). A maior média registrada era de 301,7, em 2013. A previsão é que haja uma diminuição de volume neste domingo (2), mas que na segunda-feira (3) o ritmo volte a ser intenso, se estendendo até a próxima quinta-feira (6). Os bairros com maior volume registrado na Capital foram Manaíra, Altiplano e Tambauzinho com média de 51,2 mm. Mesmo assim, não foram registradas ocorrências pelo Corpo de Bombeiros. 
Na manhã deste sábado (1º), a Defesa Civil de João Pessoa atendeu três chamados. Na Rua do Rio e no Bairro São José os técnicos de plantão foram chamados para atender ocorrências em ocupações irregulares localizadas perto de barreiras. Segundo o coordenador da Defesa Civil em João Pessoa, Noé Estrela, não houve desabamento ou famílias desalojadas. A outra ocorrência foi em Manaíra por causa de água no elevador de um prédio.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) informou que, até as 11h30 deste sábado (1º), a Capital seguia sem alagamentos que atrapalhassem a circulação. Apenas um semáforo no cruzamento da Rua Padre Meira com o Parque Solon de Lucena ficou apagado e precisou de manutenção.

De acordo com Noé Estrela, o volume registrado está fora do normal para o começo de julho, que é quando normalmente acontece uma diminuição das chuvas na cidade. "As mudanças climáticas vêm provocando essas alterações; para se ter uma ideia, antes se fazia previsão para três meses, hoje, não se arrisca mais que uma semana", destacou.

Já a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira, disse que as chuvas ocorrem dentro da normalidade nas regiões do Litoral, Agreste e Brejo da Paraíba e devem continuar por todo o fim de semana. Conforme a Climatempo, o Sertão da Paraíba pode receber chuvas fortes em algumas localidades e Marle Bandeira explicou que elas são extensões das que ocorrem na faixa leste do Nordeste, porque o período chuvoso do Cariri e Sertão do estado é só no começo do ano.

Alerta

Segundo a Climatempo, as chuvas no Nordeste são decorrentes de instabilidades associadas à circulação de ventos em baixos e médios níveis da atmosfera. “Pelo menos até meados da próxima semana, há previsão de chuvas para o litoral, mas áreas do Agreste e Sertão também deverão recebê-las nos próximos dias”, diz a Climatempo. 

A Climatemo informou ainda que a instabilidade que começou nessa semana vai provocar chuvas mais intensas no Ceará e se descolar pelo Sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte. “Em virtude da chuva constante e volumosa, a Climatempo alerta para a possibilidade de transbordamentos de rios, alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de encosta”, alertou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de chuva forte para as áreas do Cariri e Seridó Paraibano, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Agreste e Brejo Paraibano, Metropolitana de Recife, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Leste Alagoano, Agreste Alagoano, Litoral e Mata Paraibana.

Emergências

A Defesa Civil nas cidades da Grande João Pessoa mantêm atendimentos. Na Capital, o serviço atende no 0800 285 9020 por 24h; em Bayeux, o telefone é 3253-4181; em Cabedelo, 3228-1773. Em todo o estado, o telefone da Defesa Civil para emergências é 199. Nas rodovias, a Polícia Rodoviária Federal atende no 191; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) oferece serviços por meio do 192 e o Corpo de Bombeiros atende no 193.

Portal Correio
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook