Encontro na Paraíba discute execução do Programa Água Doce em 10 estados

Representantes do Ministério do Meio Ambiente estarão em João Pessoa, nesta quinta-feira (6), para realizarem a I Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce no ano de 2017, com os 10 coordenadores estaduais do programa. O encontro será no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), a partir das 9h.

Pela manhã, das 9h às 12h, serão debatidas questões  sobre a execução dos convênios nos respectivos estados, o andamento da implantação dos sistemas de dessalinização, as licitações, análises e testes de vazão dos poços, construções dos sistemas, os fechamentos dos acordos de gestão e outros.
Já durante a tarde, das 14h às 18h, os participantes irão debater assuntos relacionados a  preparação do VII Encontro Nacional do Programa Água Doce que será realizado este ano, nos dias 8, 9 e 10 de agosto.

Renato Saraiva, coordenador nacional do Programa Água Doce e diretor de Revitalização de Bacias e Acesso a Água do Ministério do Meio Ambiente, disse que o momento será para fazer uma análise geral da execução dos sistemas. “Será um momento importante para debatermos a execução do Programa Água Doce nos 10 Estados e nosso objetivo é fazer um acompanhamento das instalações dos sistemas. Vamos também debater o nosso VII Encontro Nacional do Programa Água Doce e será um grande evento com todos os estados do Nordeste”, destacou.
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.

Aqui na Paraíba 37 municípios serão contemplados com o Água Doce. A meta é construir 93 sistemas de dessalinização beneficiando aproximadamente 50 mil pessoas do semiárido. Até o momento, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 4 milhões para a construção dos sistemas e 27 já estão em funcionamento distribuídos em 14 municípios do Cariri, Curimataú, Seridó. Ao todo estão sendo beneficiadas 2.900 famílias totalizando mais de 11.200 pessoas com acesso à água tratada e de qualidade.

De acordo com Rob Tabolka, coordenador do Água Doce na Paraíba, o Estado está sendo agraciado com a reunião que vai acontecer aqui em João Pessoa e também com o VII Encontro Nacional do Programa Água Doce. “O Governo do Estado, através da Secretaria de Recursos Hídricos, está sendo reconhecida em função do bom trabalho na execução do programa, principalmente no quesito qualidade das obras em relação ao recurso empregado e a quantidade de famílias beneficiadas. Hoje a Paraíba é o Estado com maior número médio de beneficiários por sistema. Temos muito o que mostrar ao Ministério durantes estes encontros”, declarou.

O Programa Água Doce é executado na Paraíba pela Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), por meio de convênio com o Ministério do Meio Ambiente com recursos na ordem de R$ 22 milhões.
Os 10 estados que possuem os sistemas de dessalinização são Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Ceará.

Secom PB
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook