Centro Estadual de Arte inscreve para sete cursos até 18 de julho

As inscrições para os sete cursos de arte oferecidos pelo Centro Estadual de Arte (Cearte) foram prorrogadas até o dia 18/7, em João Pessoa. O Cearte disponibiliza cursos técnicos de Artes Visuais, Dança, Canto, Audiovisual, Fotografia, Instrumento Musical e Teatro. Os cursos darão aos alunos certificado válido para trabalhar em todo território nacional e são totalmente gratuitos.
Após efetuada a inscrição, os estudantes serão chamados para uma segunda etapa da seleção, agora uma específica para o curso escolhido. Estão sendo ofertadas 25 vagas no turno da tarde. Contudo, 50 alunos serão classificados, os 25 restantes ficarão em lista de espera.
O público-alvo são estudantes das escolas públicas que estejam cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio, com prioridade para estes últimos. O curso técnico é uma oportunidade para o aluno que deseja ingressar no mercado de trabalho. “Quando eles têm acesso a determinados conhecimentos podem ir se capacitando e se desenvolvendo muito melhor para conseguir um trabalho, principalmente sendo alunos da escola pública”, explica Laura Moreno, diretora do Cearte.
O curso terá duração de 952 horas, um ano e meio, sempre à tarde, de segunda a sexta. Todas as aulas são presenciais. Os cursos oferecidos possibilitarão que os egressos possam trabalhar em televisão ou cinema (Audiovisual); galerias de artes ou espaços culturais (Artes Visuais); estúdios de gravação ou corais (Canto); corpos de baile, casas de espetáculos ou escolas e academias (Dança); bandas, orquestras ou conjuntos de música (Instrumento Musical); estúdios ou laboratórios fotográficos (Fotografia) e em espetáculos ou companhias de teatro (Teatro).
“Como é a primeira vez que esse programa se instala aqui na Paraíba, o Cearte optou por ofertar uma turma de cada curso e neste turno, para que possamos ganhar a experiência e ver como realmente a demanda se desenvolve”, frisa Laura Moreno.
Os cursos serão realizados em duas unidades do Cearte, na Escola de Dança do Espaço Cultural e na Escola José Vieira, ambos em Tambauzinho. As inscrições estão sendo feitas online, no endereço www.paraibatec.pb.gov.br. Informações pelo número (83) 3214-2923.
Sobre o Cearte
Desde 2011, a atual gestão do Cearte, que tem à frente Laura Moreno, realiza um trabalho de expansão das atividades. Na época, o Cearte era localizado em uma pequena sede com 225 alunos. “Já passamos pelo Mosteiro de São Bento e agora temos três unidades. É uma caminhada de desenvolvimento tanto quantitativa como qualitativa”, avalia Laura.
O Cearte hoje funciona, além do Espaço Cultural e da Escola José Vieira, no Centro de João Pessoa, onde fica sua sede. Lá está instalado na primeira escola de João Pessoa, o grupo Tomás Mindelo, onde também está localizado o teatro Cilaio Ribeiro, uma referência histórica aos movimentos culturais da cidade. “É como um oásis no centro da cidade”, compara a diretora.
O Cearte matriculou mais de 1200 alunos no primeiro semestre, em cerca de 70 cursos livres, estes, diferentes dos cursos técnicos oferecidos aos estudantes, são para qualquer um que deseje entrar em contato com o mundo da arte.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook