Alunos da Escola Municipal Aruanda participam de atividades do OPCA

Os alunos da Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários, puderam definir quais os tipos de melhorias que eles querem para a unidade de ensino. Isso foi possível, na manhã desta terça-feira (11), com o início das atividades do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA), que é uma parceria da Secretaria do Orçamento Participativo (OP) com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)

As atividades foram abertas pelo secretário do OP, Francisco José Silva das Chagas, que explicou que a proposta não é apenas levantar as demandas a serem resolvidas, e sim levar a experiência do OP para dentro das escolas e trabalhar o protagonismo dentro das unidades.

“O OPCA está nas escolas escutando os estudantes, e acima de tudo plantando a semente da consciência cidadã dos alunos para que eles possam ter a noção de que o ambiente escolar pode ser aprimorado por eles graças a um diálogo permanente da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio das secretarias de Educação, Orçamento Participativo e a comunidade”, disse o secretário Francisco.

Além da Sscola Aruanda, o OPCA 2017 será aplicado durante esse mês de julho nas escolas Fenelon Câmara (Geisel), Dumerval Trigueiro Mendes (Rangel), Zulmira de Novais (Cruz das Armas) e Índio Piragibe (Mangabeira VII).

As melhorias dentro das escolas quem decide de uma forma democrática são os alunos. “Equipes do OPCA passam nas salas de aula e trabalham um questionário para os alunos elencarem as demandas, tudo de forma lúdica. Após esse processo se verifica quais foram as duas principais solicitações para que sejam atendidas o mais rápido possível. Nosso próximo passo é formar uma assembleia e elencar essas principais demandas”, falou Robemário Santana dos Santos, chefe da Divisão de Apoio ao Estudante da Sedec.

O OPCA foi implantado na Rede Municipal de Ensino da Capital pelo prefeito Luciano Cartaxo, desde o ano de 2013.

Secomd
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook