Agricultores do Cinturão Verde aumentam produção com o apoio que recebem da PMJP

Os cinturões verdes são de grande importância para a manutenção da qualidade de vida dos habitantes dos centros urbanos. A sua existência melhora a qualidade do ar das cidades, colabora com a manutenção do microclima da região e preserva o ecossistema onde estão localizados.

Mas os benefícios vão além dos ambientais. Nos cinturões verdes, a produção agrícola, baseada na agricultura familiar, é voltada para frutas e hortaliças, abastecendo o mercado consumidor das cidades próximas. A vantagem é que a localização favorece o transporte destes gêneros agrícolas, deixando-os mais frescos e baratos, gerando, inclusive, menos poluição do ar.

Ciente de todas essas vantagens, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), investiu, desde 2013, R$ 1.249.500,00 através da liberação de crédito por meio do Banco Cidadão. Só em 2017, o investimento já foi de R$ 589.600,00, divididos em três liberações de crédito. Isso sem falar na aquisição do ônibus da feira itinerante que atualmente auxilia 45 agricultores familiares a comercializarem seus produtos.

Foi graças a esses recursos que o agricultor Manoel Luiz dos Santos conseguiu, entre outras coisas, irrigar sua propriedade, localizada em Gramame. “Com isso, a gente vai conseguir continuar trabalhando durante o verão na produção de hortaliças, sem ficar dependendo apenas das chuvas”, explica. Só um dos motores do sistema de irrigação custou oito mil reais, dinheiro que o agricultor não conseguiria desembolsar de uma única vez sem ajuda da PMJP.

Com o dinheiro, Manoel adquiriu o motor, encanamento e demais peças necessárias para instalar o sistema de irrigação, além de material para a plantação. “Se não fosse esse dinheiro seria impossível colocar a irrigação, não teríamos condições. Faz cinco meses que recebi o dinheiro e vou começar a pagar em julho. Estou muito satisfeito”, comemora o agricultor.

Manoel trabalha a maior parte do ano apenas com a esposa. Agora, com a produção continuada, aposta que vai poder contratar uma pessoa para ajudá-lo durante todo o ano.  “Antes, quando a gente conseguia plantar, meu filho vinha nos ajudar alguns dias por semana. Agora, vou poder chamar mais uma pessoa”, planeja.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.