Acadepol forma 79 especialistas na área de Segurança Pública

79 policiais receberam na tarde dessa sexta feira (14) os certificados de conclusão dos cursos de Pós-graduação em Gestão Estratégica na Segurança Pública e Inteligência Policial e Análise Criminal.

O curso foi promovido pela Academia de Ensino de Polícia Civil em Parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds) e o Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A especialização se destina a desenvolver servidores que possam formular estratégias e políticas de segurança pública visando a excelência na prestação de seus serviços e contribuir para que o gestor público desenvolva uma visão estratégica.

Já o curso de Inteligência Policial e Análise Criminal tem como objetivo capacitar profissionais em teorias e métodos em inteligência policial e análise criminal, identificando técnicas do trabalho com a criminalidade e efetiva prestação de serviços à sociedade. Os cursos tiveram duração de um ano e meio.

As aulas foram ministradas na Acadepol, umas das instituições mais modernas do país em sua área, inaugurada em agosto de 2013.

“Entre os concluintes estão policiais civis, bombeiros e militares. Os cursos fazem parte de um ciclo de especializações que teve início em 2014, com cinco turmas dos cursos de pós-graduação em Penal e Processo Penal, Segurança Pública e Perícias Criminais realizadas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Se somar-mos estes alunos teremos 262 concluintes que muito nos orgulha pela garra e dedicação”, disse o diretor geral da Acadepol Severiano Pedro do Nascimento Filho.
   
As especializações têm 450 horas/aula e o corpo docente é formado por professores da Universidade Estadual da Paraíba e por policiais que ocupam cargos de gestão e trabalham diretamente com inteligência policial.

“Parabenizo a todos os policiais que tiveram a coragem de chegar até aqui sacrificando os seus dias de folga para adquirir conhecimentos tão valiosos. À UEPB o meu agradecimento por esta parceria tão importante para os nossos policiais e para a sociedade, que também ganha com a capacitação deles”, falou o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, João Alves.      
                                                                                                                                                      
O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, destacou que os órgãos operativos de Segurança Pública vivem um novo tempo, que valoriza a gestão e a capacitação de seus servidores. “Esse é um momento ímpar, onde todos saem ganhando: a nossa instituição, que através desse convênio tem a felicidade de contar com a troca de conhecimento dos docentes da UEPB, os nossos policiais, que são capacitados para executarem as suas funções com ainda mais eficiência, e a sociedade, que ganha servidores mais preparados para enfrentar os desafios da segurança pública”, destacou Claudio Lima.

Várias autoridades participaram da solenidade, entre elas o reitor em exercício da UEPB Flavio Romero. Depois de receber os certificados de conclusão os formandos seguiram para o ato final do evento e descerraram a placa dos formandos 2016.

Mas se para eles esta etapa foi concluída, para a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social este momento faz parte de uma caminhada que deve seguir através de novos convênios firmados entre as Instituições de Ensino Superior que possibilitem mais cursos de capacitação para os policiais para que eles possam enfrentar melhor a complexidade da segurança no País.   

Secom PB
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook