USF Grotão incentiva uso de plantas medicinais no cuidado com a saúde e distribui mudas

Estimular o uso de plantas medicinais e hortaliças como forma alternativa para o cuidado com a saúde e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Esse é um dos objetivos da Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Grotão, que realizou na manhã desta quinta-feira (08) diversas atividades educativas para incentivar o uso de plantas medicinais e o consumo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos. A ação integra o projeto de implantação de uma horta agroecológica no local.

Além das atividades educativas, também foram distribuídas cerca de 200 mudas de plantas medicinais para que sejam plantadas nas casas dos usuários. “Estamos incentivando nossos usuários e os moradores da comunidade a utilizar a fitoterapia no cuidado com a saúde, tanto como alternativa aos psicofarmacos, quanto no cuidado anterior a doença, como forma de prevenção”, explica a médica da Unidade e uma das idealizadoras da horta agroecológica, Janilce Magalhães.

Andrea Lima é moradora da comunidade e foi com as filhas participar da atividade. “Viemos ontem tomar vacina e as crianças ficaram muito entusiasmadas quando souberam que ia ter a distribuição das mudas. Hoje viemos só para participar desse momento e foi bastante interessante já que além de aproximar a comunidade dos profissionais da unidade, foi ensinado muita coisa que não sabíamos, como os benefícios de várias plantas, e ainda teve a parte do incentivo aos hábitos saudáveis que foi muito importante para as crianças, além da distribuição das mudas que elas estavam bem ansiosas”, relata a dona de casa.

Na Unidade de Saúde, mensalmente é feita uma mobilização junto à comunidade para trabalhar a importância da alimentação saudável, da fitoterapia e do cultivo das plantas nas casas.

Carminha Amorim, agroecologa voluntária na Unidade e que conduz o projeto Horta Agroecológica, explica que através da horta é possível trabalhar questões de saúde, alimentação e até políticas públicas. “Aqui na unidade desenvolvemos uma horta agroecologica consorciada com plantas medicinais e hortaliças e não apenas uma horta de plantas medicinais. E é incrível que a comunidade participa intensamente do projeto que acaba sendo uma grande troca de experiências, já que os usuários também passam a plantar nas suas casas”, explica.

Horta agroecológica - O projeto foi iniciado em fevereiro deste ano, com o cultivo de plantas medicinais como erva cidreira, capim santo, babosa, hortelã, camomila e outras. Também foram plantadas espécies de hortaliças como cebolinha, tomate, pimenta de cheiro e jerimum. “Antes de começar o cultivo, fizemos uma pesquisa com os usuários da USF para identificar que tipo de plantas medicinais eles queriam receber posteriormente”, diz a coordenadora. 

O trabalho desenvolvido na unidade faz parte do Programa Mais Saúde na Comunidade, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da USF Integrada Grotão, com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto envolve todos os profissionais da unidade, além da comunidade em geral. 

Serviço - Nas USFs são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesses locais são atendidos casos como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF para fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar. Para ser atendido, é necessário o usuário apresentar o cartão do SUS.

 Secom JP
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook