USF do Grotão promove atividade para incentivar uso de plantas medicinais

A Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada do Grotão realiza, nesta quinta-feira (8), a partir das 7h, uma manhã com atividades educativas para incentivar o uso de plantas medicinais e o consumo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos. A ação faz parte de um projeto de implantação de uma horta agroecológica no local.

Além das atividades educativas, também haverá apresentações culturais e serão distribuídas 200 mudas de plantas medicinais para que sejam plantadas nas casas dos usuários.

“Implantamos na Unidade uma Horta Agroecológica, consorciada com plantas medicinais e hortaliças, que tem como objetivo incentivar o uso dos chás de plantas medicinais para os usuários do Sistema Único de Saúde”, explica Carminha Amorim, coordenadora do projeto Horta Agroecológica.

Horta agroecológica - O projeto foi iniciado em fevereiro deste ano, com o cultivo de plantas medicinais como erva cidreira, capim santo, babosa, hortelã, camomila e outras. Também foram plantadas espécies de hortaliças como cebolinha, tomate, pimenta de cheiro e jerimum. “Antes de começar o cultivo, fizemos uma pesquisa com os usuários da USF para identificar que tipo de plantas medicinais eles queriam receber posteriormente”, diz a coordenadora.  

O trabalho desenvolvido na unidade faz parte do Programa Mais Saúde na Comunidade, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da USF Integrada Grotão, com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto envolve todos os profissionais da unidade, além da comunidade em geral. 

Serviço - Nas USFs são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesses locais são atendidos casos como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF para fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar. Para ser atendido, é necessário o usuário apresentar o cartão do SUS.

Fonte:Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.