SMS amplia vacinação contra a gripe para mais grupos

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), vai ampliar, a partir desta quarta-feira (14), a vacinação contra a gripe para estudantes da área de saúde, motoristas e cobradores de ônibus, bombeiros e policiais civis e militares, integrantes do Exército, guardas municipais e trabalhadores do trade turístico (hotéis, receptivos, restaurantes, taxistas e guias turísticos).

A ampliação se dá pelo não alcance da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de imunizar 90% da população dos grupos prioritários durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que encerrou no último dia 9 de junho. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B). 

De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, a ampliação para esses grupos de trabalhadores e estudantes seguem critérios estritamente epidemiológicos, pois eles têm contato com um grande fluxo de pessoas em sua atuação profissional.

Para terem acesso às doses de vacina, esses estudantes e profissionais podem se dirigir a uma Unidade de Saúde da Família (USF) das 7h às 11h e das 12h às 16h de segunda à sexta-feira. Eles devem levar um comprovante de que integram sua categoria.

Grupos prioritários – A chefe de Imunização da SMS, Chiara Dantas, ressalta que as pessoas que fazem dos grupos prioritários também devem procurar as unidades para serem imunizados. “Ampliamos a vacinação para esses novos grupos, mas é importante lembrar que continuamos convocando os grupos prioritários para se vacinarem”, destacou.

Compõem os grupos prioritários crianças de seis meses até menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), integrantes do sistema prisional, professores e pessoas com comorbidades (necessária apresentação da prescrição médica). Até o momento, em João Pessoa, foram imunizadas 60% das pessoas que fazem parte destes grupos.


Secom JP
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook