Saúde oferece capacitação para profissionais da Atenção Básica sobre novas condutas para manejo das ISTs

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira (12) pela manhã,  a 1ª oficina de formação de multiplicadores do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Manejo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para 50 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, da Atenção Básica, de Campina Grande. O evento será realizado até esta terça-feira (13), das 8 às 17 horas, no mesmo local. A partir de julho, a oficina ocorrerá em outros municípios paraibanos.

O PCDT foi publicado em novembro de 2015 e visa melhorar a qualidade da atenção à saúde das pessoas com IST. É um documento que orienta o papel dos gestores no manejo programático e operacional desses agravos e as ações dos profissionais de saúde na triagem, diagnóstico, tratamento e ações de prevenção às populações-chave e/ou pessoas com IST e suas parcerias sexuais.

Os facilitadores da oficina são médicos e enfermeiros da SES, Complexo Hospitalar Clementino Fraga e do Hospital Universitário, de João Pessoa, que foram treinados pelo Ministério da Saúde e agora repassam os ensinamentos aos profissionais da Atenção Básica.
“Estamos falando sobre sífilis, HIV (vírus da Aids), HPV (vírus do câncer do colo do útero) e tratamentos, para profissionais que trabalham em unidades de saúde localizadas nas comunidades onde há maior número de casos  de infecções sexualmente transmissíveis”, explicou a chefe do Núcleo das IST/Aids da SES, Joanna Ramalho.

Também participam do evento profissionais do mini fórum da Rede Cegonha municipal. “Aproveitamos a oficina para discutir temas ligados à rede materno e infantil, de acordo com os problemas identificados, assim como fazemos a cada dois meses”, falou a apoiadora Eugênia Bernardino. Em agosto, será realizada a segunda etapa da oficina para agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem, da Rede Cegonha Municipal, de Campina Grande.

Secom PB
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook