Ricardo lança programa MedioTec na Paraíba com oferta de cursos técnicos para alunos do ensino médio

O governador Ricardo Coutinho lançou, nesta quarta-feira (21), o programa MedioTec na Paraíba, que vai ofertar vagas em cursos técnicos para alunos regularmente matriculados no ensino médio da rede pública de educação. O MedioTec é uma ação nacional que visa o fortalecimento das políticas de educação profissional, oferecendo ensino técnico de nível médio articulado de forma simultânea com as redes de educação e com o setor produtivo.
O lançamento do MedioTec na Paraíba ocorreu na Escola Estadual Cidadã Integral Alice Carneiro, em João Pessoa, e contou com a presença de auxiliares do Governo, deputados estaduais e representantes de alguns cursos que serão ofertados aos estudantes.
Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho visitou os estandes das instituições parceiras do MedioTec, acompanhou apresentações a respeito de alguns cursos ofertados e comentou: “Estamos ofertando algo que é essencial na vida dos jovens, a oportunidade de ter uma profissão. O MedioTec é um incremento que fizemos na oferta de cursos técnicos de 800 a 1200 horas em diversas áreas, como artes, informática e agropecuária. O aluno terá um auxílio para transporte e alimentação e fará o curso simultâneo ao nível médio. Estamos qualificando a rede estadual através de diversos programas, como o Gira Mundo e o Prima e crescendo na questão do ensino técnico”, disse.
O governador ainda comentou que em 2010, foram ofertadas cerca de 1.700 vagas de ensino técnico na Paraíba, e agora em 2017, o Estado está chegando a marca de mais de 11 mil vagas, com a perspectiva de aumentar estes cursos no próximo ano.
O MedioTec estimula parcerias entre as instituições ofertantes de ensino médio e de educação profissional com o setor produtivo da região, para que os estudantes sejam absorvidos, a priori, na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso e, posteriormente, possam assumir postos de trabalho. A previsão é de que os cursos do MedioTec tenham duração de um a dois anos e meio e sejam iniciados a partir do mês de agosto deste ano.
Para o secretário da Educação, Aléssio Trindade, o programa possibilita que o estudante esteja apto para se inserir no mercado de trabalho logo após concluir o ensino médio. “É importante que o aluno se esforce e faça um curso técnico para se preparar para o mercado de trabalho. O MedioTec oferece uma boa variedade de cursos que vai desde Análises Clínicas a Fotografia. Então, esse é um programa essencial que amplia a oferta do ensino técnico para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio da rede pública”, explicou.
As inscrições para o MedioTec, que é uma das ações do ParaíbaTec, estarão abertas no período de 22 de junho a 5 de julho com 3.043 vagas disponíveis para cursos técnicos de nível médio. As inscrições serão realizadas através do formulário online, disponibilizado no endereço eletrônico paraibatec.pb.gov.br
Serão ofertados cursos como redes de computadores, guia de turismo, manutenção e suporte de informática, fotografia, meio ambiente, análises clínicas, teatro, eventos, artes visuais, agropecuária e outros. Instituições como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Unepi e Funetec são alguns dos parceiros do MedioTec no Estado.
“No caso da Unepi vamos ofertar dois cursos somando 100 vagas, no turno da tarde, para os estudantes do ensino médio da rede pública. Os alunos terão custeados a passagem e o lanche na instituição e a melhor qualidade de ensino nas áreas de redes de computadores, manutenção e suporte de informática”, falou o diretor executivo da Unepi, Cássio Cabral.
A estudante Vanessa Marinho está cursando o 1º ano do ensino médio e ficou interessada em dois cursos do MedioTec. “Eu estudo aqui na Escola Alice Carneiro e pude conhecer um pouco dos cursos que vão ser oferecidos para os alunos. Eu gostei da iniciativa do MedioTec e achei interessante os cursos de meio ambiente e guia de turismo. Depois vou ver mais detalhes e pretendo me inscrever em um deles”, comentou.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.