QUEIMADAS:Atinge meta de vacinação contra influenza e mais de oito mil pessoas estão imunizadas

Com o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para todos os pertencentes do grupo prioritário, na última sexta-feira (9), Queimadas foi um dos poucos municípios paraibanos a atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e vacinou 96% do público alvo, o que representa 8.787 pessoas. 

Entre os grupos prioritários, os profissionais de saúde registraram a maior cobertura vacinal: 100% (491 trabalhadores), seguido pelas puérperas 100% (86 mulheres), as crianças 94% (2.820 crianças), gestantes 94,45% (494 mulheres) e os idosos com 96,73% (4.896 idosos).

O Ministério da Saúde liberou a vacina para o público em geral, desde que tenha estoque e não sinalizou envio de novas doses. Portanto, Queimadas também já cumpriu com esta etapa e vacinou em média 250 pessoas não pertencentes ao grupo prioritário. 

Campanha - Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe esteve disponível nos postos de vacinação para os grupos prioritários. A escolha destes grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Prevenção – Além da vacinação, é importante que a população esteja ciente das medidas de prevenção contra a gripe, uma vez que a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medidas de prevenção para evitar a doença: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Adeilton Alvez
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.