Prefeito discute experiências de sucesso que vão contribuir para transformar João Pessoa

O planejamento de João Pessoa para os próximos 30 anos, com projetos inovadores e sustentáveis, através da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Caixa Econômica Federal (CEF) está sendo discutido pelo prefeito Luciano Cartaxo durante o II Fórum Ibero-Americano de Prefeitos, que está acontecendo na Espanha. Com o plano de ação já assinado para transformar a Capital Paraibana em uma cidade mais sustentável, com crescimento planejado e organizado, Luciano se reuniu nesta terça-feira (13) com o prefeito de Bilbao e discutiu as práticas e ideias que tornaram a cidade do norte da Espanha conhecida por sua organização urbana e projetos sustentáveis.

“É muito importante a gente estar conhecendo na prática as cidades onde o BID fez o financiamento e eles conseguiram colocar em prática ações importantes principalmente no Centro Histórico. Acredito que o planejamento é fundamental e o BID tem sido um parceiro importante porque estamos pensando nossas cidades muito além dos nossos mandatos. João Pessoa já assinou seu plano de ação, mas além do planejamento, a gente tem a capacidade de executar, e isso só vai ser possível com o financiamento”, afirmou Luciano Cartaxo.

O II Fórum reúne prefeitos de 29 cidades de 13 países da América Latina, dentre eles Luciano Cartaxo, convidado em virtude do programa João Pessoa Cidade Sustentável, que vem sendo desenvolvido pela PMJP junto ao BID e Caixa.

Neste segundo dia do Fórum, Luciano foi recebido pelo prefeito de Bilbao, Juan Mari Aburto. A cidade tem uma população de 345 mil habitantes, mas responde por uma área metropolitana de quase 860 mil habitantes. Na ocasião, o prefeito da cidade espanhola destacou que havia o desejo de renovar Bilbao na era pós-industrial e transformá-la em uma cidade nova, mais viva e mais atrativa para viver e visitar. Resultado disso foi que em 2010, Bilbao recebeu o prêmio Lee KuanYew World City Prize (Prêmio Mundial das cidades), concedido pelo Estado de Singapura, que premia a qualidade do urbanismo.

A programação desta terça-feira também conta com visitas aos principais pontos revitalizados ou desenvolvidos da cidade e se finalizará no museu de Guggenheim, um símbolo arquitetônico e cultural da cidade. Em meio a palestras e compartilhamento de experiências com as autoridades municipais de Bilbao e especialistas do BID, novas experiências vão sendo apresentadas e compartilhadas entre todos os participantes do evento.

O prefeito de Santiago, no Chile, Claudio Benjamín Orrego, destacou a transformação conquistada por Bilbao. “O verdadeiramente importante em Bilbao foi a decisão de limpar o rio, tirar os trens, mudar os planos urbanísticos, focar na cultura e no turismo. Foi uma metamorfose muito profunda e com a que muitos de nós prefeitos que estamos no Fórum nos identificamos”, afirmou.

O Fórum reúne prefeitos, ex-prefeitos e especialistas em sustentabilidade urbana. As discussões estão em sintonia com os eixos do programa desenvolvido em João Pessoa, que já está em implantação e contempla um conjunto de 60 grandes obras e ações voltadas a preparar o desenvolvimento do município para os próximos 30 anos, quando terá mais de 1 milhão de habitantes. Além disso, o Fórum internacional promove também discussões sobre os desafios de governança metropolitana, que inclusive, vão ajudar Luciano Cartaxo em suas atividades como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos para regiões metropolitanas, função para a qual foi eleito recentemente.


Secom JP
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook