PMJP inicia obras para evitar alagamentos em dias de chuva próximo à CBTU


O problema histórico de alagamentos proporcionados pela chuva nas imediações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no bairro do Varadouro, está com os dias contados. Com um investimento de R$ 160,8 mil, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início a ampliação do sistema de drenagem pluvial na área. A intervenção, realizada por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai minimizar o caos enfrentado no local, durante décadas, por pedestres e condutores no período chuvoso.

A obra, segundo o secretário da Seinfra, Cássio Andrade, vai implantar nova rede de drenagem no trecho, onde existe retenção de água por se tratar de um ponto baixo, sujeito inclusive à influência da maré. A previsão inicial é de que as obras, que estão sendo executadas pela empresa S&F Engenharia LTDA, sejam concluídas num prazo de 150 dias.

Desde que assumiu a PMJP, o prefeito Luciano Cartaxo tem realizado uma série de intervenções para deixar a Capital preparada para enfrentar o período chuvoso. Entre essas estão as obras realizadas no Parque da Lagoa, na região central da cidade. A lagoa recebeu ações de drenagem e a construção de um túnel que leva a água até a tubulação pluvial e, de lá, até o Rio Sanhauá, acabando com os alagamentos frequentes na área.

Beira Rio – Outra intervenção é o trabalho feito na Avenida Beira Rio com a entrega da primeira ponte sobre o Rio Jaguaribe, sentido praia-Centro. Apesar das fortes chuvas registradas no mês de maio, na Capital, não ocorreram alagamentos na área.

A ponte consiste em um elevado no nível da pista em cerca de dois metros e meio, acabando de vez com o risco do nível do Rio Jaguaribe subir mais que a altura da ponte, pondo fim aos alagamentos que inviabilizavam o trânsito nos períodos chuvosos, uma vez que a via se constituía apenas de uma pista sobre um bueiro. Após a entrega da primeira ponte, ocorrida em fevereiro, foram iniciados os serviços de construção da segunda ponte, sentido Centro-praia.

Bancários – Outra intervenção, que está em reta final, é o serviço de ampliação do sistema de drenagem pluvial da Avenida Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários, que está sendo executado nas proximidades do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser.

Com investimento de R$ 500 mil, as obras de ampliação do sistema de drenagem pluvial no local vão proporcionar uma solução definitiva para o problema de alagamentos, também históricos. O serviço, executado pela Seinfra, inclui a implantação de um novo ramal de drenagem que vai escoar as águas que se acumulam das chuvas. O ramal tem diâmetro de 1.000 mm e aproximadamente 750 metros de comprimento.

Urbanização do Timbó – A Prefeitura Municipal de João Pessoa também mudou a realidade dos moradores da Comunidade do Timbó, nos Bancários, com a execução de um plano de urbanização. O projeto incluiu a construção de novas habitações, muro de arrimo, pavimentação, estabilização de encostas e serviços de drenagem, garantindo melhores condições de vida aos moradores da comunidade.

Ações – Além dessas intervenções, a Prefeitura tem realizado uma série de ações que visam preparar a cidade para as chuvas. É o caso do programa “João Pessoa em Ação”, onde são realizados serviços de limpeza de galerias de águas pluviais, rios e canais. A ação conta com a participação de diversas secretarias. Alguns serviços, a exemplo da limpeza e manutenção das galerias de águas pluviais, são executados diariamente.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook