Paraíba apresenta experiências exitosas no Encontro de Secretários da Saúde do Nordeste

A secretária de estado da Saúde, Claudia Veras, participa nesta sexta-feira (9) do Encontro de Secretários de Saúde dos Estados do Nordeste. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o evento acontece no auditório da Secretaria de Administração do Estado (Sad), em Recife (PE). No encontro, estão sendo apresentadas experiências exitosas dos Estados e os gestores estaduais discutem os principais problemas do setor de Saúde na Região.
Também são debatidos temas como financiamento do SUS, a judicialização no setor, prevenção à saúde para a população atingida pelas chuvas, entre outros. Ao final, será elaborada uma pauta de demandas comuns para serem entregues ao Ministério da Saúde. A reunião também conta com a presença do presidente do Conass e secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, e do secretário executivo do Conselho, Jurandir Frutuoso. 
Na ocasião, a secretária Cláudia Veras falou sobre a experiência da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, iniciativa do Governo do Estado, que investe anualmente R$ 6 milhões no projeto. Iniciada em 2011, a RCP foi um divisor de águas na saúde pública da Paraíba, na área cardiológica e pediátrica, sendo estendida, a partir de 2013, para a capacitação em perinatologia.
A Rede – A Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba é fruto de um convênio assinado em 2011 entre o Governo do Estado e a ONG Círculo do Coração. Desde então, cardiologistas passaram a acompanhar, por meio de webconferências, pacientes de vários municípios paraibanos. Hoje, toda criança que nasce em maternidade pública da Paraíba passa por um exame que detecta se ela tem ou poderá desenvolver cardiopatia, e caso seja necessário, passa a ser acompanhada pelos profissionais.
A RCP utiliza a telemedicina para estabelecer uma linha de cuidado íntegra, desde o rastreio à cirurgia cardíaca e acompanhamento pós-operatório de crianças com doença cardíaca no Estado. Até o momento, a RCP conta com 159.222 consultas realizadas, 532 cirurgias cardíacas pediátricas e 1.951 cardiopatias congênitas diagnosticadas em neonatos. Também foram realizados 8.378 ecocardiogramas de monitoramento e 289 cursos e simpósios para mais de cinco mil participantes.
Anualmente, é realizada a Caravana do Coração, na qual uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários) percorre várias cidades do interior da Paraíba, levando atendimento e exames. Desde o lançamento do programa, quatro caravanas aconteceram.
A quarta edição da Caravana do Coração, realizada em julho de 2016, registrou, em 13 dias, 10.793 procedimentos, beneficiando 1.908 pacientes (1.349 crianças, 241 gestantes e 318 adultos), de 176 municípios paraibanos.
Na ocasião, foram encaminhados 100 pacientes para avaliação genética por suspeita de microcefalia. Destes, 53 tiveram confirmação da microcefalia e 29 apresentaram outras malformações (síndromes genéticas). Os demais pacientes não apresentaram malformações. Além desses, ainda foram identificados 11 fetos com anomalias que podem estar relacionadas ao vírus Zika.
A Caravana do Coração deste ano será realizada no período de 26 de junho a 8 de julho e vai passar pelos municípios pólo de Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.

Fonte:Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.