OSPB nos Bairros: Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta concerto em Mangabeira

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba faz nesta sexta-feira (16), a primeira apresentação do ano dentro do Projeto OSPB nos Bairros, ao mesmo tempo em que encerra a programação deste primeiro semestre. O 4º Concerto Oficial da Temporada 2017 será apresentado na Igreja São Francisco de Assis, no bairro de Mangabeira, a partir das 19h, com regência do maestro Luiz Carlos Durier. A apresentação integra a programação cultural elaborada pelo Governo do Estado para comemorar o 34° aniversário do bairro de Mangabeira.

Os moradores do bairro vão ter a oportunidade de conferir o trabalho dos jovens músicos, que vão executar “Rei Leão – Destaques”, de H. Zimmer, E. John e T. Rice, com arranjo de Ted Parson; “Marcha Escocesa”, de Claude Debussy (1862-1918); “Interlúdio n. 2”, de Vasily Kalinnikov (1866-1901); “Salve, Salvador”, Wellington das Mercês (1973), e “Série Brasileira (Alvorada na Serra, Interlúdio, A Sesta na Rede e Batuque)”, de Alberto Nepomuceno (1864-1918).

A música do brasileiro Nepomuceno, que vai encerrar o concerto, será o ponto alto da apresentação na igreja, segundo o maestro. “É uma obra marcante, que iniciou o movimento nacionalista dos compositores brasileiros, cuja característica mais interessante é o uso do reco-reco pela primeira vez como instrumento de percussão numa obra sinfônica”, ressaltou Durier.

O maestro pessoense Luiz Carlos Durier é regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 17 anos e da Orquestra Sinfônica da Paraíba há quase quatro anos. É também professor da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), desde 1991, liderando atividades de educação musical. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está realizando o Curso de Especiação em Fundamentos da Educação – Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Em 2012, Durier recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

O maestro foi o responsável por conduzir a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado artistas populares com a OSPB e OSJPB em grandes concertos populares, tais como: Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan. No dia 5 de agosto do ano passado, Durier regeu as duas orquestras paraibanas no concerto com o cantor e compositor Zé Ramalho, comemorativo aos 431 anos da cidade de João Pessoa. A apresentação lotou o Teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções de João Pessoa.

Serviço:
4º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
Projeto OSPB nos Bairros
Regente: Luiz Carlos Durier
Dia: 16/06/2017 (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Igreja São Francisco de Assis, R. Renato Gomes de Oliveira, s/n - Mangabeira, João Pessoa, telefone 3238-8600
Ingresso: Gratuito

Secom PB
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook