Luciano Cartaxo se reúne com gerentes de saúde para discutir diretrizes de atendimento na Atenção Básica

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou, na tarde desta quarta-feira (7), na Estação das Artes, da primeira reunião com os 99 gerentes de saúde que estão atendendo nas Unidades de Saúde da Família (USF) com o objetivo de melhorar a qualidade dos atendimentos e realizar uma acolhida melhor para todos os usuários. Lançado oficialmente na semana passada, o novo modelo de gestão, que já estava funcionando de forma parcial, agora chega a 100% das USFs com profissionais capacitados para o gerenciamento das unidades.

“O Programa Gerente Saúde é inovador não somente em João Pessoa e Paraíba, mas também no Brasil. E o resultado dele é exatamente essa persistência, o acompanhamento permanente, o diálogo que se estabelece entre os gerentes, a Secretaria de Saúde e o prefeito. Todos nós temos que nos unir, dar as mãos para conseguir resultados bastante elevados. O papel deles nas unidades é muito importante e eles serão monitorados pelos próprios usuários para que o atendimento da nossa rede seja cada vez melhor”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

O prefeito destacou aos gerentes ainda o esforço da gestão municipal para melhorar a infraestrutura dos prédios da Atenção Básica. Na manhã de hoje, por exemplo, ele assinou a ordem de serviço para a construção de 16 novas Unidades de Saúde da Família (USF) na Capital. “Estamos fazendo um esforço muito grande para melhorar a infraestrutura, garantir um novo padrão de qualidade em todas as unidades. Quando chegamos à Prefeitura, 30% das USFs estavam interditadas e nós recuperamos, ampliamos ou construímos 25 unidades. E estas 16 novas irão se somar a elas. É um investimento de R$ 12 milhões, mesmo neste período de crise financeira”, afirmou.

Os gerentes da saúde atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Eles facilitam os atendimentos e otimizam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames, geram economia de recursos, materiais e de tempo, além de criarem um vínculo especial dos usuários com a rede.

“A gestão coloca a saúde como prioridade e com o papel do gerente de saúde vamos dar um salto muito grande de qualidade. Essa relação em cada unidade entre gerentes e pacientes será muito importante porque cada unidade é um mundo diferente e este diálogo dependerá justamente da capacidade de cada gerente. Nós já realizamos estas reuniões quinzenais com os gerentes para discutir o fluxo de trabalho de forma mais técnica. Mas eles também se reúnem semanalmente nos distritos sanitários, nos quais estão inseridos, para debater questões territoriais como atendimento a avaliação das equipes”, afirmou o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio. 

A secretária-adjunta da Saúde, Ana Giovana Medeiros, explicou que, dentro das ações de melhoria na qualidade dos serviços ofertados na rede municipal de saúde, estão sendo realizadas capacitações para as equipes de saúde da família. “Já qualificamos os recepcionistas e os atendentes de farmácia. O próximo passo será a capacitação dos médicos, prevista para o final do mês, com a finalidade de discutir protocolos de atendimento”, disse. 

A gerente de saúde da USF Ilha do Bispo, Gláucia Holanda, agradeceu ao prefeito e parabenizou pelo trabalho e protagonismo que a gestão está dando aos profissionais da saúde que atendem na Atenção Básica. “Estamos tendo uma participação muito grande, nossas responsabilidades aumentaram, mas estamos tendo respaldo e mais segurança para melhorarmos nosso trabalho. O prefeito Luciano Cartaxo vai na contramão de todo o país por, mesmo neste período de crise, continuar fazendo importantes investimentos na saúde. Temos orgulho e João Pessoa será referência não só em saúde, mas em gestão”, declarou.

Fonte:Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.