II Festival do Milho da Cecaf tem início nesta quinta-feira

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), se prepara para a realização do II Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf). O Festival acontece de 22 a 24 de junho, e vai reunir muita música, artesanato, comidas típicas e apresentações culturais.

O principal objetivo do evento é ampliar a comercialização da Agricultura Familiar e movimentar o espaço onde semanalmente os produtores familiares comercializam os seus produtos. Este ano, vão se apresentar a quadrilha junina do município de Jacaraú, Revelação Matutina,  músicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e poetas locais, como Bebé de Natércio. As apresentações estão previstas para começar a partir das 8hs.

A segunda edição do evento conta com ajuda especial da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), onde alunos da Rede Municipal de Ensino vão comercializar os cordéis que foram produzidos em sala de aula. Como premiação ao trabalho, as crianças vão receber cédulas com a imagem de grandes nomes da música nordestina e poderão trocá-las em produtos comercializados no Festival do Milho da Cecaf.

A ação faz parte de um projeto que envolve a Sedec e a Sedurb e cinco escolas municipais estão participando. Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Padre Leonel da Franca, Hugo Moura, Fenelon Câmara, Leonel Brizola e Nazinha Barbosa vão participar do evento com exposição e declamação de cordéis, danças e exposição de folhetos.

Vendas - No ano passado foram comercializadas 700 mãos de milho. A expectativa é superar esse número. “Na primeira edição do evento tivemos uma grande participação da população. Este ano as pessoas já sabem que podem encontrar na Cecaf um milho de qualidade e a procura pelo Festival já acontece desde o início do ano. Os produtores estão animados e a meta é superar a marca de vendas atingidas no ano anterior”, disse Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

Em comemoração ao São João e dentro da programação do Festival, este ano a Cecaf vai funcionar também na sexta-feira (23). Além dos produtos típicos da época, o consumidor também poderá comprar outros itens no atacado. Também serão montadas tendas com produtos artesanais, além de toda uma decoração especial para a data festiva, com bandeirolas, balões e muito forró pé-de-serra.

“A Cecaf hoje é um polo estadual de Agricultura Familiar, reunindo agricultores de 28 municípios e a potencialização desse tipo de produção agrícola é prioridade da gestão”, acrescenta Vaulene Rodrigues, secretária adjunta da Sedurb.

A segunda edição do Festival é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

A Cecaf - A Central é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e está localizada na Avenida Hilton Souto Maior – 1.112, no bairro José Américo. A população pode encontrar produtos como raízes, hortaliças, frutas e legumes a preços mais acessíveis, nas quintas e sábado das 5h às 12h.

Na Cecaf, também é possível encontrar produtos orgânicos e agroecológicos. Além disso, o espaço comercializa também peixes e frutos do mar variados e ainda conta com lanchonetes especializadas em comidas regionais.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook