Governo realiza seminário de avaliação do Programa Gira Mundo Finlândia nesta segunda-feira

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realiza, nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20), o seminário final de avaliação do Programa Gira Mundo Finlândia, edição 2016/2017. O evento vai ocorrer das 8h30 às 16h30 no Centro de Formação de Educadores Elisa Bezerra de Mineiros, no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa e contará com a presença dos 20 professores que participaram do intercâmbio. Na ocasião, ocorrerá o lançamento da edição 2017/2018 do Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo Finlândia II, para 55 professores e gestores escolares da Rede Estadual de Ensino.
Os educadores selecionados para o Gira Mundo serão capacitados pela Häme University of Applied Sciences – HAMK, sediada na cidade de Hämeenlinna e Tampere University of Applied Sciences – TAMK, sediada na cidade de Tampere, ambas na Finlândia.
O evento objetiva apresentar as competências dos 20 professores após seis meses de retorno da Finlândia na edição do programa em 2016. Serão dois dias de atividades interativas com mesas redondas, atividades com ferramentas educacionais digitais e depoimentos do desenvolvimento dos projetos de melhoria aplicados nas escolas do Estado.
Os professores que participaram da capacitação na Finlândia farão a apresentação do projeto desenvolvido e suas atividades, apontando ações pedagógicas para melhorar a dinâmica em sala de aula, contribuindo assim para o crescimento do processo ensino-aprendizagem nas escolas.
O evento contará com a presença do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da diretora da Escola de Educação Profissional de Professores da HAMK, Seija Mahlamäki-Kultanen e do presidente da FAPESQ, Claudio Benedito Silva Furtado. A programação do evento contará com a palestra “Educação na Finlândia e na Paraíba” e quatro mesas redondas. Durante a programação, acontecerá uma cerimônia de certificação dos professores participantes da primeira edição, além da realização da Galeria de Ideias e do Mural Virtual sobre o Futuro da Educação na Paraíba.
“Realizei um sonho, o sonho de todo educador!”. Com esta frase, o professor de Química Gilmar Feliciano dos Santos, de 26 anos, que leciona na Escola Estadual José Paulo de França, da cidade de Mari, resumiu sua estada na Finlândia, por meio do Programa Gira Mundo, ao retornar à Paraíba após oito semanas de imersão no sistema educacional finlandês.

“Lá pude vivenciar uma educação de qualidade e voltei como agente da mudança. Acho que todos os 20 professores voltaram com esse sentimento, para desempenhar esse papel que nos foi confiado pelo governador Ricardo Coutinho e modificar o padrão de aula que temos no nosso ensino médio”, explicou Gilmar Santos.
Também participaram do Gira Mundo Finlândia/2016 as professoras Jéssica Kelly Sousa Ferreira, de 27 anos, professora de Língua Inglesa da Escola Estadual Otávio Silveira, localizada na cidade de Mogeiro, e Rafaela Alves Melo, de 31 anos, professora de Biologia da Escola Estadual Luiz Azevêdo Soares, da cidade de Santa Rita.
“Esta foi uma experiência incrível, pois fomos levados a vivenciar na teoria e na prática um sistema educacional que é reconhecido mundialmente pela qualidade, e aprendemos novas metodologias para adequar o que absorvemos lá à nossa realidade. Por meio de visitas às escolas de lá, trabalhamos os conceitos de aprendizado baseado em projetos, na realidade do aluno, ou seja, aprendemos a não focar apenas nos conteúdos, como já fazemos, mas começar essa abordagem de forma diferenciada e engajar nosso aluno de forma ativa, colaborativa. Deixamos de ser impositores para ser mediadores, ou seja, ajudamos o aluno a descobrir e construir o seu conhecimento”, contou a professora Jéssica Ferreira.
A professora Rafaela Melo contou como a experiência vivida na Finlândia foi uma renovação pessoal e profissional e destacou os diferenciais do sistema educacional finlandês, que o coloca no topo do ranking mundial da educação. “O ensino baseado em projetos torna o ensino mais interativo, pois envolve a realidade do aluno no processo de ensino-aprendizagem”, contou.
Gira Mundo Finlândia - O Programa Gira Mundo Finlândia é uma iniciativa do Governo do Estado para capacitação de professores em conjunto com a Häme University of Applied Sciences (HAMK), na Finlândia. O programa teve início em 2016 com o envio de 20 professores da Rede Estadual de Ensino para uma vivência de dois meses na cidade de Hämeenlinna, a fim de desenvolverem um projeto de melhoria das condições de ensino de suas escolas na Paraíba.

Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.