Governo do Estado promove palestra em comemoração ao aniversário do bairro de Mangabeira

Alunos de escolas da Rede Estadual localizadas em Mangabeira participaram nesta terça-feira (13) de palestra proferida por representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Ipahep) sobre a história do Bairro. A palestra foi realizada no auditório da Companhia Estadual de Habitação da Paraíba (Cehap) e faz parte da programação que está sendo desenvolvida durante esta semana pelo Governo da Paraíba em homenagem ao 34° aniversário do bairro mais populoso de João Pessoa.
O evento contou com a participação de alunos das escolas Pedro Lins, Luís Ramalho, Cônego Luiz Gonzaga e Escola Técnica Estadual de João Pessoa, nos turnos da manhã e da tarde. A coordenadora de Setor de História do Iphaep, Márcia de Albuquerque Alves, falou sobre a memória e a história do Bairro de Mangabeira, visando trazer a identidade da população com a localidade. O objetivo, segundo ela, foi levar os alunos a pensar o que é monumento, memória, como se identificam com o bairro, fazendo o resgate da história, desde a Fazenda Mangabeira até esta mini cidade que é atualmente, sendo considerado um bairro referência pelo tamanho do comércio e populacional.

“Nossa provocação para os alunos é de fazer com que eles parem pra pensar que o bairro é deles e que valorizem e se identifiquem com o que ele tem, como uma extensão de suas casas, entender o bairro como parte de sua vida e possam se orgulhar de morar em Mangabeira”, ressaltou a professora Márcia Albuquerque. Na ocasião, houve apresentação  de vídeo, cedido pela Diretoria de Patrimônio da Cehap, que mostra Mangabeira desde a sua fundação até os dias de hoje, nesta perspectiva de uma mini cidade.

Outra ação alusiva às comemorações foi realizada em escolas de Mangabeira, nesta terça-feira, pelo Procon Estadual, por meio de palestras sobre educação para o consumo. O diretor executivo de Desenvolvimento Estudantil da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Túlhio Serrano, disse que o órgão está realizando diversas ações educativas nas 14 escolas estaduais existentes no bairro, beneficiando a mais de 10 mil estudantes de ensino fundamental e médio. “Para isso a SEE firmou parcerias com o Iphaep, Cehap, Proncon e Detran”, disse Túlhio.

Nesta sexta-feira (16) e no sábado (17) serão desenvolvidas ações de serviço, na praça do Cidade Verde e na Praça do Coqueiral, respectivamente. A SEE vai apresentar feira de robótica, atividades do programa Se Sabe de Repente e de bandas marciais das escolas de Mangabeira.

Atividades:

Procon:
Atividades de Educação Para o consumo nos dias 12 e 13 de junho.
Escolas participantes: José Baptista de Melo, Maria de Fatima Souto, Maria Bronzeado e João Roberto.

Detran:
Atividades de Educação Para o trânsito entre os dias 12 a 16 de Junho.
Escolas: Mestre Sivuca, Rita de Miranda, Colégio da Polícia Militar, Borges da Fonseca e Maria Jacy Costa.

Fonte:Secom
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook