Governo abre Semana do Meio Ambiente evidenciando o Bioma Caatinga

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), iniciou, na manhã desta segunda-feira (5), as atividades da programação da Semana do Meio Ambiente 2017, que ocorrerá até o dia 10 de junho contemplando diversos municípios. Na ocasião, houve apresentações culturais, palestras, feira de artesanato, gastronomia, entre outras atrações. A solenidade foi realizada na  Escola Municipal de Ensino Fundamental Abdias Aires de Queiroz,  em Cabaceiras, a 221km de João Pessoa.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, explicou os motivos que levaram a autarquia a escolher a temática deste ano. “Muitos não conhecem a diversidade e peculiaridades da Caatinga. Quando escolhemos o tema  Bioma Caatinga: Reconhecer para Valorizar, pretendíamos alertar e sensibilizar a população sobre a importância deste bioma exclusivamente brasileiro, que abrange cerca de 11% do território nacional. E para preservar tem que se conhecer, daí a iniciativa”, argumentou.

Na solenidade, o prefeito de Cabaceiras, Tiago Marcone Castro, parabenizou a Sudema pela iniciativa. “A ação é inovadora. Antes víamos a autarquia como apenas um órgão punitivo, fiscalizador, que se pedia licenças ambientais e, hoje, percebemos o cunho educativo da instituição que vem discutir a preservação deste bioma típico da nossa região, que precisa ser preservado para que as futuras gerações tenham o privilégio de conhecer e desfrutá-lo,” ressaltou.

O servidor público Luiz Carlos falou sobre a importância da iniciativa em Cabaceiras: “Eu acho extremamente relevante a Sudema discutir a temática, pois ela nos traz  suporte para entendermos melhor as questões ambientais no que se refere aos cuidados com a Caatinga, um bioma tão nosso e tão peculiar. Quando conhecemos passamos a valorizar mais”.
Entre as atividades que serão desenvolvidas pelo órgão destaca-se: oficinas e palestras educativas, debates, aula de campo, com a contemplação da geodiversidade do Bioma Caatinga, feiras de trocas de mudas, exibição de painéis, distribuição de material educativo, atividades culturais e trilhas ecológicas, envolvendo as temáticas relacionadas à preservação do meio ambiente. As ações serão realizadas nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Cabaceiras, Boa Vista, São João do Cariri e Patos.

Secom PB
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook