Crianças da creche Roberta Tavares iniciam o projeto Horta Escolar

As crianças de Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Roberta Tavares, no bairro de Mangabeira VII, deram início na manhã desta terça-feira (6) a uma nova etapa na vida deles. Eles lançaram as primeiras sementes na implantação da horta na unidade de ensino. O projeto “Natureza, eu amo, eu cuido” conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da coordenação de Educação Infantil e da coordenação de Educação Ambiental.

Mais de 100 crianças de 4 e 5 anos plantaram sementes de alface e tomate. Na parte do pomar foram plantadas mudas de acerola e cajueiro. Um momento de muita alegria para Erismar Ferreira Rocha, mãe de Ana Sarah, de 4 anos. “Ela não estava nem dormindo direito aguardando por esse momento. Minha filha vai crescer sabendo da importância de cuidar da natureza. Se eu pisar em uma formiga ela chama minha atenção”, disse com alegria a mãe de Ana Sarah.

O projeto também visa observar os elementos da natureza, trabalhando a biodiversidade, desenvolver hábitos de controle da obesidade infantil, através de uma alimentação saudável, uma vez que o que será colhido na horta fará parte da refeição das crianças.

“A partir do momento em que a criança respeita a natureza estamos formando cidadãos que irão somar no cuidado ao meio ambiente. Como temos uma área grande área no Crei, tivemos a ideia de produzirmos nossas próprias hortaliças”, disse a diretora Edna Ferreira da Silva.

Todo o material é fornecido pela própria Secretaria de Educação. “A secretaria investe nesse projeto repassando carro de mão, pá, tela de sombrite e as sementes. Contamos também com uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente que nos fornece as mudas de árvores nativas e a terra vegetal”, explicou a coordenadora da Educação Ambiental da Sedec, Maria Auxiliadora.

Além desse projeto, há a inclusão de um subprojeto que é o “Horta no Crei Roberta Tavares”, do Geógrafo Ismael Xavier.

Secom JP
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.