Cotidiano dos baianos em exposição fotográfica na Estação Cabo Branco

Aspectos sobre o cotidiano e a cultura do povo baiano, que reside em João Pessoa, podem ser vistos na exposição fotográfica “[En]cantos da Bahia”, que se encontra aberta para visitação pública no corredor superior da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A exposição permanecerá em cartaz até o dia 9 de julho, com horário de visitação de terça a sexta-feira de 9h às 18h. Sábado, domingo de 10h às 19h.

A exposição é de autoria do fotógrafo pernambucano de Timbaúba, Júnior Soares, que reside em Salvador desde 2009, e propõe através de fotografias coloridas e em preto e branco demonstrar o modo de vida cotidiana do povo baiano, seja por seus aspectos religiosos ou de interação com a exuberante natureza da qual o estado é rico.

São fotografias produzidas durantes algumas das festas populares, tipo a realizada no bairro do Rio vermelho, em Salvador, onde se devota a Iamenjá, rainha na crença afro-brasileira, dos mares. A festa que é realizada todo dia 2 de fevereiro é uma grande demonstração de fé do povo, é desta riqueza popular que Júnior Soares buscou construir seus registros.

O trabalho apresentado consiste em um olhar intimo sobre a cultura popular baiana, e seus aspectos diversos. A exposição é composta por 25 obras na técnica fotográfica em tamanhos diversos, tendo como gênero narrativo visual o tema sobre a cultura popular, elemento central da pesquisa do artista.

A importância da mostra se deve na questão de apresentar à cidade de João Pessoa uma contemplação de um estrangeiro que ao se encantar por sua nova casa decide lançar novo olhar sobre ela, e busca reproduzir suas sensações pela via da fotografia, técnica bastante difundida no cenário artístico, porém quando desenvolvida com profundidade alcança a atenção do público.

Júnior Soares - Mora em Salvador, onde deu início a carreira acadêmica fotográfica. Começando na Escola de Belas Artes na UFBA e SENAC. Premiado por alguns trabalhos em concursos fotográficos dentro do Brasil, recentemente Salão de fotografia do Mar (Marinha do Brasil) exposto no Farol da barra, principal cartão postal da cidade de Salvador. Aprofundando em estudos fotográficos, participou de alguns cursos e Workshops nos Estados Unidos, hoje fazendo parte do PPA (Professional  Photographer Of America). Sua pesquisa se baseia na documentação das manifestações populares do Nordeste principalmente em Pernambuco e Bahia, de onde busca inspirações para construir seu acervo de imagens.

SERVIÇO
Exposição: [En]cantos da Bahia
Expositor: Júnior Soares
Até 9 de julho de 2017
Local: Corredor superior da Estação das Artes
Horário de visitação: terça a
Contato: Júnior Soares – 71 99253-2313
Ingresso: Entrada franca, livre para todo público

Secom-JP
Compartilha via Whatsapp

Sobre Hugo Freitas

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.