Torcida do Vasco participa de campanha de doação de sangue no Hemocentro

Com o lema “Fazer o bem sem olhar a quem”, torcedores da Força Jovem Vasco, 30ª Família Paraíba, participaram  da campanha de doação de sangue no Hemocentro da Paraíba, que tem o objetivo de ajudar a repor o estoque do banco de sangue.

De acordo com Luiz Porfírio de Albuquerque, coordenador do movimento, a campanha é uma ação social fundamental para chamar a atenção da população, em especial dos apaixonados pelo futebol, para a importância da doação de sangue. “Somos uma família e nossa torcida vai além das arquibancadas. Mobilizamos integrantes da torcida para que participem da campanha porque sabemos que sangue é vida e que o banco de sangue precisa da ajuda de todos para manter o estoque”, afirmou.

O empresário Anderson Douglas também participou da organização da ação. “O sentimento que fica é de alegria por saber que estou ajudando ao próximo” destacou.  Douglas ainda lançou um desafio: “Que nossa ação sirva de exemplo para outras torcidas”.

"A doação de sangue é um ato de parceria em favor da vida. Esse é um gesto que deve e pode ser realizado por torcidas organizadas e grupos sociais que queiram prestar um ato de cidadania e de amor ao próximo", esclareceu a diretora técnicas do Hemocentro, Rosângela Duarte.

SITUAÇÃO DO ESTOQUE - As reservas do Hemocentro da Paraíba estão em situação crítica. O banco de sangue está registrando queda gradativa na coleta, chegando a estar abaixo do patamar desejado. De maneira geral, se normalmente havia o registro de 200 a 250 doações em dias, o quantitativo tem ficado no patamar de 100 doações/dia.

Por isso, o Hemocentro faz forte apelo de convocação para que as pessoas doem sangue.  Os horários disponíveis para doação de sangue é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, e aos sábados, das 7 às 17h.

Vale lembrar que o Hemocentro fornece sangue para mais de 40 instituições de saúde das redes pública e privada na Paraíba.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos pais)
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Gripe ou resfriado
- Gravidez e Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano


Secom JP
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook