Aesa confirma diminuição da vazão da transposição e do acúmulo de água em Boqueirão

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, confirmou que houve uma queda da vazão na chegada das águas da transposição em Monteiro, o que acarreta a diminuição da entrada de água no açude de Boqueirão.

Em entrevista nesta segunda-feira, 22, João afirmou que o problema já foi comunicado ao Ministério da Integração Nacional. Segundo ele, a vazão que estava em 7,8 mil litros por segundo caiu para 5,8 mil litros por segundo.




– Nós já comunicamos ao ministério de que na última sexta-feira a vazão caiu para 5,8 mil litros por segundo e isso diminui, de certo modo, a chegada das águas em Boqueirão. Espero que hoje a vazão já esteja restabelecida. Todos sabem que nós esperávamos a vazão de 9 metros cúbicos por segundo, mas nunca conseguimos isso. Claro que é uma obra grande, o governo está antecipando a entrega da obra e todos precisam ter consciência de que é uma obra difícil. Porém, precisamos de uma constância e um volume razoável de água para que possamos cumprir o calendário estabelecido em Campina Grande – pontuou.

João também afirmou que nesse domingo, 21, o volume de Boqueirão já passou de 20 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 4,8% da capacidade do manancial, aumentando em cerca de dois metros a lâmina de água do açude.

Em relação ao fim do racionamento em Campina Grande, João ponderou que o prazo de 60 a 90 dias está mantido.

– Nos foi prometido 9 metros e se está chegando 5,8 metros são quase três metros de diferença. Não é tarefa fácil por conta disso, mas estou convencido de que o governo está atento e trabalhando. Espero que, a depender da nossa intervenção e acompanhamento, ele (governo federal) tem que cumprir isso para que possamos libertar Campina Grande e região das restrições que estão sofrendo – frisou.

Ele reforçou, por fim, que a fiscalização da Aesa continua e que dois drones estão ajudando a monitorar as áreas da transposição e evitar o furto de água.

Paraiba Online
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook